Obra do Hospital do Trauma será entregue dia 31 e atendimento começa em abril

Após mais de 15 anos, obra do Hospital do Trauma, anexo a Santa Casa, deve ser entregue no dia 31 de janeiro, segundo previsão do Governo do Estado e da Associação Beneficente de Campo Grande, mantenedora da unidade. No entanto, funcionamento com atendimento para a população deve começar em até 90 dias.

A construção do prédio foi finalizada e a unidade passa por testes de energia e logística, para instalação de equipamentos. Parte desses equipamentos já foi adquirida e a Santa Casa está negociando com o Ministério da Saúde R$ 10 milhões para equipamentos complementares.

Em outubro, o então secretário de Saúde, Nelson Tavares, havia garantido que a inauguração da unidade seria em dezembro, já em funcionamento, o que não ocorreu.

Presidente da Associação Beneficente de Campo Grande, Esacheu Nascimento, afirmou que as chaves do prédio serão entregues no fim deste mês pela construtora e, após isso, os equipamentos começarão a ser instalados. Atendimeto médico deve começar em abril.

“Em no máximo 90 dias o Hospital do Trauma será disponibilizado [funcionando] para a população”, garantiu Nascimento.

O Hospital do Trauma foi construído como anexo à Santa Casa e terá 100 leitos de enfermaria, 18 de observação e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco salas de cirurgia e três salas de isolamento. Na unidade, irá funcionar o setor de ortopedia e politraumatismo.

Expectativa é que a unidade de urgência e emergência realize anualmente 10 mil internações, nove mil cirurgias e 10 mil consultas. Custeio mensal do hospital será de R$ 6 milhões.

 

GLAUCEA VACCARI