Obesidade: quando ela começa

Thayara Paolla

 

 

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal, causado quase sempre pelo consumo de energia superior ao gasto necessário para manutenção e realização das atividades do dia a dia. Esta enfermidade geralmente está associada a outros vários problemas de saúde, trazendo prejuízos ao bem-estar do indivíduo.

 

Esta moléstia é resultado da interação de fatores como patrimônio genético, ambiente socioeconômico, cultural, educativo e o ambiente individual e familiar. Portanto, filhos de pais obesos têm grandes chances de apresentarem obesidade. Além disso, o que se tem mostrado em diversos estudos, é que o mais leva ao ganho de peso excessivo é a qualidade de vida do paciente: aumento na quantidade de alimentos e bebidas ingeridas, qualidade dos produtos ingeridos, consumo de produtos prontos (congelados, embutidos, enlatados, fast food), consumo de bebidas alcoólicas, diminuição ou exclusão total das atividades físicas, plano alimentar irregular, alimentação em horários impróprios, etc.

 

O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Paciente obesos apresentam limitações de movimentos, estão mais propensos a contaminações por fungos e outras infecções dermatológicas em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser elas graves. Além disso, sobrecarregam a coluna, pernas, pés, desenvolvendo, a longo prazo, degenerações nas articulações da coluna, quadril, joelho e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda com úlceras de repetição e erisipela.

 

A obesidade é fator de risco para uma série de distúrbios como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cérebro-vasculares, hipercolesterolemia, distúrbios lipídicos, diabetes mellitus tipo II, aumento da insulina, câncer, intolerância à glicose, osteoartrite, distúrbios menstruais, infertilidade, apnéia do sono e outros. Isso faz com que a expectativa de vida dos obesos tenha uma diminuição significativa, principalmente aqueles portadores de obesidade mórbida.

 

O diagnóstico é feito por um médico especialista através de avaliação clínica e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que caracterizará os riscos associados à doença. O tratamento é direcionado a cada caso e deve ser feito rigorosamente conforme a orientação médica. Pode-se associar reeducação alimentar e exercício físico com medicamentos e acompanhamento psiquiátrico.

 

A prevenção deve ser iniciada na infância, evitando que as crianças apresentem peso acima do normal, devendo sempre manter uma dieta saudável e associando esportes às horas vagas. Manter sempre relacionamentos afetivos entre familiares e amigos. Pacientes que recuperaram o peso, devem se manter na dieta saudável e nas atividades físicas.

 

Portanto, não importa sua idade, alimente-se bem e pratique exercício.