Sobe para 32 o número de famílias afetadas por um tornado em Santaní no Paraguai

Agustín Ovando, prefeito do distrito de San Estanislao, relatou omomento angustiante que a população viveu durante a passagem do tornado.

O cacique comunal informou à Rádio Monumental 1080 AM que a passagem do tornado pela empresa Guaicá, no bairro de San Estanislao, no departamento de San Pedro, ceifou a vida de uma menina de 11 anos e afetou 32 famílias.

Do total de pessoas afetadas, pelo menos sete casas ficaram reduzidas a escombros, explicou.

“Foi terrível e devastador. Tudo começou por volta das 19h30 (desta quinta-feira), quando um forte ciclone atingiu a região. Foi um redemoinho e não sabíamos de que setor vinha o vento”, disse Agustín Ovando à Rádio Monumental 1080 AM.

Sobre os familiares da vítima mortal, explicou que a avó da menina está em estado grave, a mãe continua internada no IPS, o avô foi a Assunção para receber cuidados e o irmão de 6 anos já teve alta.

Indicou que devido aos fortes ventos também caíram colunas de alta tensão da ANDE e até agora a eletricidade não está sendo restaurada na comunidade. As vítimas passaram a noite abrigadas em abrigos.

O fenômeno climático deixou um total de 17 pacientes feridos que foram atendidos no Hospital Distrital da região. “Pessoas feridas entraram e saíram do hospital após a tempestade”, descreveu.

O prefeito de Santaní sustentou que Guaicá aparentemente está na rota de ventos fortes e que algo semelhante aconteceu há cinco anos.

Por fim, mencionou que o que as famílias mais precisam é de alimentos e roupas.

“Falar em lençóis não é a solução, as casas caíram completamente e temos que começar do zero. “Tudo foi perdido e reduzido a escombros.”

Por fim, comunicaram que declarariam estado de emergência na cidade após a tempestade e se concentrariam no atendimento às vítimas.

Na semana passada, uma mulher de 80 anos também morreu devido à fúria de um tornado no distrito de Mbocayaty, em Yhaguy, no departamento de Cordillera.

Na ocasião, a octogenária acabou esmagada pelas tábuas de sua casa devido ao evento climático.

Fonte: Porto Murtinho – Noticia