Número de eleitores analfabetos é maior que população em 93% das cidades de MS

São mais de 77 mil pessoas cujo comparecimento às urnas é optativo

O número de eleitores analfabetos em Mato Grosso do Sul é maior do que a população de 93% das cidades do Estado. Em 74 dos 79 municípios sul-mato-grossenses há de 3 mil a 57 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já do eleitorado total de MS, 4% não sabe ler e escrever e, por conta disso, é dispensado de votar. O percentual corresponde a 77.379 pessoas, de acordo com dados atualizados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) em 30 de junho deste ano. 

Apesar de dispensados, eles podem comparecer às eleições se quiserem participar da escolha de seus representantes. Mas, diferente dos deficientes visuais, por exemplo, pessoas analfabetas não possuem nenhuma indicação em seus títulos ou no momento da votação. Por isso, podem contar com ajuda no dia da votação.

Conforme o TRE-MS, basta informar ao presidente da sessão caso haja dificuldade para votar. Com isso, eles terão o direito de serem acompanhados por algum familiar. Entretanto, a recomendação principal é que eles usem a cola disponibilizada para o dia das eleições, já preenchida com o número de seus candidatos. 

midiamax