Novos Ceims vão atender mais 1.900 crianças em Dourados

Nos próximos dias, a Prefeitura de Dourados vai abrir licitação para construir nove Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal). De acordo com o prefeito Murilo, as novas unidades devem ficar prontas em 2014, permitindo atender mais 1.920 crianças de até cinco anos de idade.

 

Atualmente a prefeitura atende 6.200 crianças nas unidades de educação infantil, sendo que 1.130 vagas foram abertas na atual administração.

 

Em recentes reuniões com moradores no Jardim Laranja Doce e do Parque das Nações II, Murilo anunciou a construção dos Ceims e disse que uma das unidades será a primeira construída em um distrito de Dourados.

 

Das novas unidades da educação infantil que estão em processo de licitação, seis vão atender os bairros Altos do Indaiá, Colibri, Jardim Vitória, Vila Erondina, Parque das Nações I e Parque do Lago I. Outra será construída no distrito de Vila Vargas. Cada uma dessas sete unidades terá capacidade para atender 240 alunos. Os outros dois Ceims, cada um com capacidade para atender 120 alunos, serão construídos no Jardim Monte Carlo e Jóquei Clube.

 

EM CONSTRUÇÃO

 

Outros três Ceims estão sendo construídos pela prefeitura. O do Jardim Guaicurus está em fase de conclusão. Outro é construído no Jardim Clímax, para atender os contemplados com as casas do Residencial Honório Almirão (Estrela Guassu). O terceiro vai atender o residencial João Antonio Luiz Braga (Ipê Roxo), na região do Parque do Lago I.

 

Além dessas três unidades em construção e as nove que serão construídas, a prefeitura fez reforma ou ampliação de várias unidades. Recentemente foram concluídos os serviços no Ceim Dalva Vera Martinez (Jóquei Clube), Raio de Sol (Parque das Nações I), Manoel Pedro Nolasco (João Paulo II) e Maria de Nazaré (Jardim Flórida). Todos eles já estão com atividades normais e atendendo a comunidade de suas respectivas regiões.

 

PRIORIDADE

 

O prefeito Murilo tem como propósito priorizar os investimentos na educação de uma maneira geral, buscando oferecer mais vagas nas unidades e garantir condições dignas para os alunos, qualidade no ensino com a capacitação constante de professores, alimentação balanceada na merenda escolar, autonomia de gerenciamento nas escolas e Ceims, uniforme e kit de material escolar para todos os 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

Dourados é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a aprovar uma lei municipal assegurando a aplicação dos recursos provenientes dos royalties do petróleo exclusivamente na educação. De iniciativa do prefeito Murilo, a lei foi aprovada em julho pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo chefe do Executivo.

 

Assim com o todos os municípios brasileiros, Dourados receberá uma fatia do montante de royalties provenientes da exploração de petróleo do pré-sal. O assunto está em tramitação no Congresso Nacional para definir qual será a parte de cada município brasileiro nesse bolo.