Norte-coreanos ficam feridos em conflito durante pesca irregular no mar do Japão

48 norte-coreanos foram detidos

Os pescadores da Coreia do Norte detidos no mar do Japão na última sexta-feira (14), estão em hospitais na região de Primorie, no Extremo Oriente russo. A informação foi divulgada por um representante do Comitê de Investigação russo nesta segunda-feira (17).
Os 48 norte-coreanos detidos estavam pescando ilegalmente na zona econômica exclusiva da Rússia.

“A investigação está realizando verificações processuais em concordância com o artigo 318 do Código Penal sobre o uso de violência contra as autoridades. Ainda não foi aberto qualquer processo criminal. Os coreanos estão em instituições médicas na [cidade de] Nakhodka”, declarou o representante à RIA Novosti.

Nada ameaça a saúde dos detidos, mas que é necessária assistência médica por uma questão de prevenção. Segundo ele declarou, “nenhuma vida está em perigo”.

Um destacamento da guarda costeira russa parou a embarcação, que tinha 48 tripulantes, e encontrou carregamentos de pesca ilegal a bordo. Os norte-coreanos regiram agressivamente, feriram um dos russos na cabeça e tentaram fugir com os guardas que estavam no navio. Após vários tiros de aviso, os oficiais do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) abriram fogo de armas ligeiras, ferindo nove pescadores. Mais tarde, um deles morreu.

www.midiamax.com.br