No MS, operadora Vivo poderá operar em tecnologia 3G em Jardim

Lile Corrêa*

Uma torre da Operadora de telefonia Vivo para operar em tecnologia em 3G na cidade de Jardim na região sudoeste do Mato Grosso do Sul, esta interditada pela prefeitura municipal a cerca de cinco anos.
Na tarde de terça-feira (30/7) o Diretor da Cidade FM 98,1 Ramão Balbuena encaminhou ao secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Borges a solicitação da comunidade para que a prefeitura e o Conselho Municipal de Meio Ambiente promovam a liberação da torre para que a empresa Vivo possa disponibilizar o sinal para os usuários jardinenses.

De acordo com Ramão Balbuena “a muitos anos precisamos de um sinal mais forte de telefonia e aqui nós vemos que o mato tomou conta do local”.
O secretário de Meio Ambiente, Thiago Borges salientou que “vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que tenhamos este beneficio para a população jardinense, a administração municipal tem interesse em levar tecnologia de ótima qualidade aos cidadãos”.
A torre da Vivo está localizada no número 137 da Rua Clemente Barbosa na Vila Brasil em Jardim e para operar precisa de autorização da prefeitura municipal, visto que  foi interditada por problemas com o meio ambiente.

Tecnologia 3G


A internet 3G refere-se a um tipo de acesso à internet prestado pelas empresas de telefonia móvel, no qual os assinantes podem fazer proveito para acessar a rede virtual com velocidades mais rápidas do que as oferecidas pelas versões anteriores, como 2.5G e 2G. É um tipo de tecnologia tipicamente usado em dispositivos móveis como telefones celulares ou ainda em qualquer dispositivo 3G capaz de acessar a rede. O termo “3G” significa terceira geração, sendo considerada a terceira geração da tecnologia de rede sem fio. É um conjunto de normas ou regras que permitem aos dispositivos móveis se conectarem sem fio à Internet para navegar na web e fazer chamadas telefônicas. O nome técnico para a rede 3G é o Mobil International Telecommunications-2000, ou MT-2000.

Para utilizar a internet 3G, o usuário deve ter um dispositivo compatível 3G como um telefone celular ou um notebook 3G. É preciso também fazer o pagamento de assinatura para ter o direito de utilização da rede 3G. A conexão Wi-Fi tradicional permite aos usuários acessarem a Internet a partir de um laptop ou outro dispositivo que suporte a internet sem fio. Enquanto o usuário tem de pagar por uma conexão de Internet em sua própria residência, muitas empresas e estabelecimentos comerciais proporcionam este serviço aos seus clientes gratuitamente. As redes 3G não são gratuitas e os dispositivos compatíveis com 3G ainda devem ser adquiridos pelo usuário.