No Mato Grosso do Sul, o município de Rio Brilhante comemora 84 anos

Lile Correa

 

 Crédito: Divulgação

Campos de Vacaria, Entre Rios, Caiuás e atualmente Rio Brilhante, carinhosamente chamada de a Pequena Cativante, completa nesta quinta-feira (26), 84 anos de emancipação político-administrativa. A cidade possui fácil acesso às duas maiores cidades do estado: Campo Grande e Dourados, estando distante cerca de 150 km da primeira e 67 km da outra.

 

Em 2011, por lei municipal e estadual Rio Brilhante recebeu o título, sendo reconhecida a Capital do Chamamé, com o objetivo de resgatar as raízes musicais de Mato Grosso do Sul, valorizando assim os artistas que aqui residem e trabalham com muito amor e respeito à sua origem e com o intuito de firmar-se como um marco cultural no calendário de eventos de toda a região, informou o Correio do Estado.

 

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro será realizada a 3° edição do Festival Internacional do Chamamé, destacou o Clube de Imprensa.

 

Desfile

 

Para celebrar o aniversário de Rio Brilhante a prefeitura municipal prepara uma grande festa. Este ano o desfile cívico será em frente à Prefeitura. De acordo com o prefeito Sidney Foroni (PMDB) a decisão de mudar o local do desfile, antes realizado na Avenida Lourival Barbosa, foi sugerida pelas famílias, professores e equipe da atual administração municipal, o desfile comemorativo ao 84º aniversário de Rio Brilhante ocorrerá a partir das 16h30min.

 

Programação

Desde sábado (21) está sendo desenvolvida a programação alusiva ao aniversário, como o casamento comunitário e, ontem, os shows com a dupla sertaneja Pai e Filho, bem como da Banda Brasil 2.000. 

 

Nesta quinta-feira, logo pela manhã está programada a entrega da pavimentação asfáltica das ruas Cerciliano Vilhares e Jehovah da Fonseca Barbosa, inauguração da Academia ao Ar Livre no Bairro Morada do Sol (Loteamento Pró Moradia XIV).

 

Na Praça Dr. Boaventura haverá entrega de ônibus para transporte escolar e de veículo para o uso do Conselho Tutelar.

 

Às 16h30min haverá hasteamento das bandeiras, desfile das escolas municipais também na Praça Dr. Boaventura. Às 21h haverá o grande show gospel com a cantora Rose Nascimento.

 

3º Edição do Festival Internacional do Chamamé

 

Rio Brilhante recebe 10 atrações da Argentina e Paraguai, além de diversas brasileiras para o 3° Festival Internacional do Chamamé amanhã (27), 28 e 29

 

De acordo com o presidente do Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante, Plínio Moraes, o evento contará com praça de alimentação, com barracas que apresentam um cardápio variado e que valoriza a culinária sul-mato-grossense, além de artesanatos.