Nioaque 164 anos de história

 

Nioaque cidade histórica completou dia 08 de abril 164 anos de fundação, há muito tempos sua data foi questionada, sendo comemorada por muitos anos em 22 de Maio, dia da padroeira da cidade Santa Rita de Cássia, passando ser oficialmente comemorada através da lei 2253/2008 no mês de Abril.

A lei foi aprovada após apresentação ao poderlegislativo de estudos do historiador e professor José Vicente Dalmolin, referências de que a data de fundação seria 08 de abril e não 22 de maio.

Nioaque hoje é uma cidade que vive da agropecuária, comércio, e conta com grande contingente de militares que passam pela cidade, deixando suas contribuições.

Atualmente é administrada pelo prefeito Gerson Garcia Serpa, vice-prefeito Jefferson Campos Zakimi, vereadores Antonio Aparecido dos Santos, Jorge Fernandes Lemes, Silas Nunes Ferreira, Jancer Vaz de Moura, Ronald Andréa, Orivaldo de Andréa, Luiz Fina de Oliveira, Valdeci Ferreira dos Reis e vereadora Eudes Pache Corrêa.

Por ter um extenso território de 3.923,790 km², conta com número de população de 14.391, e está ladeada pelos assentamentos Colônia Conceição, Padroeira do Brasil, Areias, Colônia Nova, Boa Esperança, Guilhermina, Uirapuru, Anda Lucia.

E ao completar 164 anos, as vésperas sofreu com a repentina enchente e algumas atividades que seriam realizadas em alusão a data festiva foram adiadas, acontecendo somente na manhã do dia 08/04 a solenidade de hasteamentos das bandeiras do município, do Estado e do Brasil, e a noite o show da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo.

Participaram do ato cívico o Prefeito Gerson Serpa Garcia, Tem. Cel. Jorge Roberto dos Santos Souza, Comandante da polícia militar SGT Joicemir Ferreira Bica e presidente do poder legislativo vereador Valdeci Ferreira dos Reis
.