Neymar comanda virada do Brasil sobre Portugal por 3 x 1

 

Neymar fez um belo gol em jogada individual e participou dos outros dois marcados pela seleção brasileira na vitória de virada sobre Portugal por 3 x 1, nesta terça-feira, em amistoso disputado em Boston, nos Estados Unidos.

 

O camisa 10 do Brasil recebeu faltas duras no começo da partida, mas respondeu com dribles, um gol após linda arrancada e participação nos gols de Thiago Silva e Jô, após Raul Meireles marcar primeiro para Portugal, que jogou desfalcado de Cristiano Ronaldo, machucado.

 

“É um grande espetáculo entre Brasil e Portugal e qual jogador não tem vontade de jogar? Hoje eu entrei muito feliz em campo”, afirmou Neymar após a partida, revelando ter assistido a um vídeo que o ajudou a não revidar quando sofre faltas.

 

Com o resultado, o técnico Luiz Felipe Scolari manteve o retrospecto sem derrota como treinador de Brasil e Portugal no confronto entre as seleções. São agora dois jogos com cada equipe, com três vitórias e um empate.

 

Felipão manteve o time que goleou a Austrália por 6 x 0 no sábado, em Brasília, com exceção da entrada de Maxwell na vaga de Marcelo, lesionado. Bernard, Jô e Neymar formaram o ataque, com Ramires, Paulinho e Luiz Gustavo no meio-campo.

 

Sob os olhares de Pelé e Eusébio no estádio de futebol americano adaptado para o amistoso desta terça, o jogo começou tumultuado, com cartões amarelos para João Pereira, por falta em Neymar, e para o próprio atacante do Barcelona, após jogada dentro da área com Pepe e o goleiro Rui Patrício.

 

Ainda no primeiro tempo, Bruno Alves deu um pisão em Bernard e acertou uma cotovelada no queixo de Neymar.

 

A primeira boa chance de gol foi de Portugal, aos 12 minutos, em um cabeceio de Raul Meireles que tocou na trave, depois de cruzamento pela direita.

 

Aos 18, os portugueses abriram o placar com o próprio Meireles, que aproveitou um recuo mal feito por Maicon ao goleiro Julio Cesar e empurrou para as redes. 

 

Mas o Brasil respondeu rápido e empatou aos 24 minutos. Neymar cobrou escanteio e o zagueiro Thiago Silva subiu bonito para cabecear. O capitão brasileiro dedicou o gol a Maicon.

 

“É um cara que eu gosto muito e dedico esse gol a ele”, disse Thiago Silva no intervalo.

 

Depois de Nani quase marcar em um cabeceio, Neymar virou o jogo para o time brasileiro em uma arrancada que terminou com uma finalização perfeita de perna direita, dentro da área, aos 35 minutos.

 

O Brasil poderia ter ampliado ainda na primeira etapa, mas Bernard e Paulinho desperdiçaram boas chances.

 

Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Neymar deu um lindo passe para Maxwell, que passou para Jô empurrar para as redes. Aos 15 minutos, o meia Oscar, que ficou fora do jogo com a Austrália por causa de uma torção no tornozelo, entrou no lugar de Ramires, que teve atuação bem abaixo do que produziu no sábado, em Brasília.

 

Houve ainda outras substituições de Felipão: Hernanes substituiu Bernard, Alexandre Pato entrou na vaga de Jô, e Henrique substituiu Paulinho.

 

FOTO: REUTERSFOTO: REUTERS

Portugal, que ainda luta por classificação para a Copa do Mundo de 2014 e provavelmente disputará uma repescagem, tentou chutes de longa distância, sem sucesso, enquanto o Brasil diminuiu o ritmo, garantindo o resultado.

 

Aos 44 minutos, Lucas entrou no lugar de Neymar, que foi muito aplaudido pela torcida.

 

A seleção brasileira volta a disputar amistosos em outubro. No dia 12 enfrenta a Coreia do Sul, em Seul, e três dias depois encara a Zâmbia, na China.