NEGÓCIO FECHADO: Para solucionar conflito indígena em Sidrolândia, governo comprará Fazenda Buriti

O governo federal anunciou há pouco a compra da fazenda Buriti como forma de solucionar o conflito entre indígenas e produtores rurais na região de Sidrolândia (MS). O anúncio foi feito na reunião dos ministros, da Justiça, José Eduardo Cardozo, Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, com representantes do Governo do Estado, dos produtores rurais e de lideranças indígenas.

O ministro José Eduardo Cardozo prometeu que a solução será a mesma para as demais áreas em conflito em Mato Grosso do Sul e também será adotada em todo o País. “A solução encontrada pelo governo é a compra da fazenda Buriti. Esperamos que essa solução sirva de modelo para o País todo”, afirmou.

Inicialmente serão destinados recursos para compra de áreas na região da Aldeia Buriti, em Sidrolândia, atendendo demandas da etnia Terena, e algumas áreas pleiteadas pelas etnias Guarani. As definições dessa compra emergencial serão anunciadas na próxima terça-feira (13), quando José Eduardo Cardozo e Gilberto Carvalho voltarão ao Estado. 

Não foi anunciado o valor que será destinado ao pagamento das 31 propriedades que somam 15 mil hectares e são reivindicados pelos índios, nem o prazo para conclusão das negociações. (Com informações assessoria)