Naviraí realiza o Dia do Campo Limpo

A passagem do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 16 de agosto, foi marcada mais uma vez por uma série de atividades educativas, realizadas pela Aranav (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí). A data criada pela Lei Federal 11.657, tem como objetivo concentrar ações pela educação ambiental e desenvolvimento sustentável da agricultura. Pelo 9º ano consecutivo, a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, local onde são entregues e reciclados os materiais, se transformou em um espaço de orientação. 

 

Em vez de caminhões descarregando embalagens e máquinas compactando os materiais, estudantes das escolas municipais tiveram orientações sobre cuidados com o meio ambiente. Durante o dia foram várias atividades, começando pela fala das autoridades, em evento aberto pelo presidente Edson Shingu e a participação de representantes da Prefeitura e empresas parceiras. Em seguida foi apresentada uma peça teatral com história relacionada ao tema e finalizando com uma gincana organizada pela gerência de esportes do município. 

 

De acordo com o responsável técnico pela Aranav, Wanderson França, além dos cuidados na lavagem e devolução das embalagens de agrotóxicos, os estudantes receberam orientações sobre o uso dos equipamentos de segurança e separação do lixo reciclável. De acordo com o gerente municipal de Educação, Ciro Toaldo, é importante esse tipo de atividade porque desperta na criança a conscientização, ressaltando o fato de que todos devem ter responsabilidade no cuidado com o meio ambiente. “Na separação do lixo, no uso correto da água. Todos podem colaborar. Esperamos que vocês sejam multiplicadores de tudo o que aprenderam hoje”, disse o gerente. Todos os anos, em parceria com a Prefeitura, a Aranav e o Inpev, desenvolve o concurso de redação e desenho que este ano terá o tema: Por que reciclar é bom para o planeta. O concurso envolve alunos do 4ª e 5º ano e em 2013 as inscrições, de acordo com o regulamento, as escolas têm até o dia 04 de Setembro para entregar os desenhos e redações, para que seja eleito os ganhadores da etapa local, também terá uma etapa nacional que posterior serão enviados os melhores desenhos e redações do município.