'Não é só beleza', diz miss de 6 anos que representará Brasil em concurso

A realização do sonho de conhecer a Disney será apenas um detalhe na viagem de Pietra Gasparin, de 6 anos, à Euro Disney, em Paris, em outubro. A pequena moradora de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, recebeu o título de Mini Miss Brasil Universo 2013 e vai à Europa representar o país no concurso internacional. A principal lição que a menina aprendeu é que não basta ser bela.

Pietra é de Passo Fundo, no Norte do RS (Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)Pietra é de Passo Fundo, no Norte do RS
(Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)

“Aprendi muito”, contou Pietra em entrevista por telefone ao G1, ao lado da mãe, a administradora Claudia Leandra Secco Gasparin. “Aprendi que para ser miss Brasil tem que passar por vários títulos e que não é só beleza, tem que ter um estilo”, acrescenta a menina.

A mãe diz que também aprende com a nova realidade. “Fico muito feliz por ver minha filha feliz. Sempre digo a ela que possui brilho, uma luz diferenciada. Quero que minha filha voe”, diz Claudia, que brinca que “perdeu o nome”. “Não sou mais Claudia, sou mãe da miss”.

A trajetória de Pietra começou no ano passado, quando foi convidada a ser a Mini Miss Passo Fundo. A partir daí, conquistou a faixa de 1ª Princesa do Rio Grande do Sul. Depois, foi convidada a ser a detentora do título nacional. “Fiquei muito feliz! Não conseguia acreditar que seria a Miss Brasil”, contou a criança.

Ela recebeu a coroa da Miss Brasil 2012 Gabriela Markus, também gaúcha, durante o jantar comemorativo ao concurso realizado na última quinta-feira (26). No sábado (28), o Miss Brasil adulto terminaria com a vitória de Jakelyne Oliveira, do Mato Grosso.

Gabriela Markus, Pietra Gasparin, os pais de Pietra Lourenço e Claudia Gasparin, o coordenador técnico do Miss Brasil Evandro Hazzy e a diretora de eventos Gabriela Fagliari (Foto: Carol Gherardi, divulgação/Yuppie Comunicação)Gabriela Markus, Pietra Gasparin, os pais de Pietra Lourenço e Claudia Gasparin, o coordenador técnico do Miss Brasil Evandro Hazzy e a diretora de eventos Gabriela Fagliari (Foto: Carol Gherardi, divulgação/Yuppie Comunicação)

De volta à rotina, Pietra garante que não se exibiu para os coleguinhas durante a aula desta segunda-feira (30). Só duas amiguinhas mais próximas ficaram sabendo da novidade. “Elas disseram que adoraram, e amanhã elas querem que eu leve a coroa”, diz a pequena.

Mas a mãe pede cautela à menina, e destaca que exibir o troféu pode ter reações positivas e negativas por parte de alunos e, principalmente, pais. “Vamos devagar. O assunto vai sair na mídia e a aceitação vai vir naturalmente”, pondera a administradora.

Educação é essencial, diz mãe
Orgulhosa da filha, Claudia acredita que a educação que a menina vem recebendo foi essencial para que ela conquistasse o título. “Sempre fizemos as festas de aniversário em prol de alguma coisa, como defesa dos animais e o meio ambiente. A gente vai educando os filhos assim. Aí a coordenadora do Miss aqui em Passo Fundo perguntou se ela queria ser a Mini Miss Passo Fundo no ano passado, aceitamos e ela ganhou a faixa. Acredito que seja por causa dessas causas sociais”, diz a mãe da “celebridade”.

Claudia ressalta que o evento na Euro Disney tem regras rígidas para evitar que seja considerado uma prova de beleza infantil, o que é proibido na França. Não haverá desfile com trajes de banho, ou qualquer etapa que instigue a sexualidade das crianças. A ideia é não seguir os estereótipos de outros concursos de miss infantil, que valorizam a magreza das meninas. Por isso, elas não usarão salto alto ou maquiagens carregadas.

Mãe destaca que não há no concurso nada que instigue sexualidade das crianças (Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)Mãe destaca que não há no concurso nada que instigue sexualidade das crianças (Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)

A característica é importante para que a família concorde com a participação da menina. “É um concurso válido realmente para a criança, sem ela se expor, pelo o que estamos sabendo”, diz a mãe. “Estamos indo bem conscientes”, acrescenta.

Paixão por animais

Pietra acaricia um dos 13 cães na fazenda da família (Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)Pietra acaricia um dos 13 cães que vicem na fazenda da
família (Foto: Claudia Gasparin/Arquivo Pessoal)

O hobby favorito da menina é o hipismo. “Ando a cavalo desde os dois anos e meio”, conta a menina. Segundo a mãe, isso a ajudou a se destacar no concurso regional. “No dia do evento do miss RS, as meninas tinham de chegar fazendo alguma coisa diferente na entrada do hotel. Levamos ela a cavalo, cantando o Hino do Rio Grande do Sul”, lembra.

Mas a paixão pelos animais não se restringe aos cavalos. Pietra mora em um apartamento, mas conta que no sítio da família há 13 cães, sendo que 12 foram recolhidos das ruas. “Todos sofreram maus tratos e minha mãe pegou na rua, mas tem a Lua que é uma cachorra nossa e nasceu lá”, conta a menina, mostrando a consciência da qual a mãe tanto se orgulha.

Família dá força
Quando viaja, Pietra conta com o apoio dos pais e dos avós maternos, que a acompanham. “Você tem de pensar na força da tua filha, força do amor, e dar segurança a ela”, diz a mãe.

A família ainda não sabe a data da viagem, e nem a programação do evento. Só o que se sabe é que Pietra competirá com meninas de entre 50 e 60 países. E que, no dia 14 de novembro, quando completar 7 anos, já terá realizado mais um sonho.