Na Capital, nove mil pessoas vivem com HIV e não sabem, diz pesquisa

Quem passa pelo centro de Campo Grande nesta segunda-feira (12), pode dar uma passadinha no Camelódromo da Capital, para fazer exames de doenças sexualmente transmissíveis de graça. 

 

O teste e bem rápido. A coleta do sangue e feita em kits enviados pelo Ministério da Saúde. Com apenas uma amostra e possível fazer os exames de HIV, Sífilis e Hepatites B, C. A autônoma, Dulcidia Ayala, que trabalha no camelódromo aproveitou a oportunidade para saber como esta a saúde dela.

 

“Eu achei muito importante, pois não hábito de fazer esse tipo de exame, por saber que estava aqui no camelódromo resolvi vir fazer”, diz Dulcidia.

 

A prevenção e controle ainda continuam sendo a melhor forma de combate ao contagio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).  De acordo com o ultimo boletim epidemiológico DST/AIDS só em Campo Grande estima-se que nove mil pessoas estejam vivendo com o HIV e não sabem. 

 

Um jovem que pediu para não ser identificado, ficou inseguro depois de manter relações sexuais sem proteção. Ficou sabendo da ação da Secretaria da Saúde pelo rádio e resolveu fazer o teste. 

 

“Eu estava alcoolizado e acabei me deixando levar pela situação e não usei camisinha como costumeiramente uso,  então como tive essa situação de risco, vim fazer o exame para ter certeza da minha saúde”, diz jovem.

 

Essa é a segunda vez que o camelódromo recebe o programa DST/AIDS, hoje os profissionais da saúde ficam até as 16 horas, para garantir o atendimento a população que é totalmente de graça, o resultado fica pronto e 15 minutos e se der positivo, a pessoa saí encaminhada para uma equipe multidisciplinar.

 

“Essa pessoa será orientada a procurar nosso centro de referencia que é o Cedip, que fica na saída para Cuiabá e vai ter todo o amparo para que tenha um acompanhamento médico infectologista, tendo todo o respaldo”, diz a enfermeira do programa DST/AIDS – SESAU, Lucilene Stelato Freitas.

 

Os exames também podem ser feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/DST), que fica na rua Anhanduí S/N. O telefone do centro é o 3314-3450. (Com colaboração Edson Godoy, TV MS Record)