Músico morre na Santa Casa com suspeita de meningite bacteriana

O músico Helton Maia de 29, morreu na madrugada deste domingo (14), na Santa Casa de Campo Grande, com suspeita de meningite bacteriana. A casa de shows Valey Pub, onde o músico tocava a mais de um ano. Por luto, o local não abrirá neste domingo .

“Foi um baque, não esperávamos, rapaz novo”, disse Watani Ilce de 20 anos, funcionária da casa noturna.

De acordo com a médica Priscila Alexandrino, foi feito coleta de sangue para a realização de exames, e somente na manhã desta segunda-feira (15), será possível saber a causa da morte do jovem.

Helton chegou a procurar atendimento médico, na sexta-feira (12) e no sábado (13), no Posto de Saúde do bairro Guanandi, de onde foi levado à Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade: os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

 
 
 
Fonte: Midiamax