Murtinhenses beneficiados com revitalização do Projeto AABB Comunidade

Toninho Ruiz

 

 Crédito: 

O Projeto AABB Comunidade está renovado e revitalizado, para alegria dos murtinhenses que conhecem o alcance dos benefícios assegurados nessa iniciativa, instituída há dez anos, na gestão do prefeito Abel Nunes Proença. Na terça-feira passada (30/07), o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT); o gerente da agência murtinhense do Banco do Brasil, João Gomes Carvalho; a presidenta da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Hedna Pavão dos Santos Barbosa; e a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, professora Maria Donizete dos Santos, sacramentaram a renovação e a revitalização do convênio entre a prefeitura e a entidade associativista. Com o novo convênio serão contemplados 100 alunos da rede pública de ensino cadastrados dentro da planilha de requisitos para admissão.

 

O projeto será desenvolvido na Associação Atlética Banco do Brasil de Porto Murtinho, dotado de campo de futebol, sala de aula, piscina e quadra de esporte. Sua estrutura de aplicação utiliza metodologia social de ensino que oferece complementação escolar para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos. Os participantes desenvolvem atividades lúdicas no contra-turno escolar, nas AABBs de todo o País.

 

O aprendizado engloba temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Com isso, a expectativa é estimular crianças e jovens a desenvolver sua capacidade de socialização, em especial na escola e na família, aperfeiçoando também a consciência sobre seus direitos de cidadania.

 

A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida em julho de 1997 pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica (SP), tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade. O trabalho é fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No âmbito do AABB Comunidade, junto aos seus jovens participantes, são também realizadas diversas ações complementares que visam à potencialização do desempenho do programa.

 

Atualmente, são mais de 52 mil crianças e adolescentes participantes, em mais de 400 municípios. OPÇÃO SEGURA – Para a secretária Maria Donizete, um dado inclusivo de grande alcance é o fato de criar uma opção para alunos carentes e que m risco social, porque nesse projeto os alunos desenvolvem aptidões, como a vocação esportiva. A Prefeitura oferece pessoal e arca com os salários dos professores. A Federação das Associações do BB entra com a contrapartida do espaço, material pedagógico e estrutura para desenvolver o projeto.

 

O prefeito Heitor Miranda chama a atenção para a importância de assegurar aos alunos a oportunidade de desenvolver atividades esportivas, acesso ao reforço escolar, alimentação, uniformes e materiais didáticos. “Na verdade, o aluno vai ter praticamente período de aula integral, se incluir o período que passa na escola convencional.

 

É um projeto que nos enche de orgulho”, acentuou. “Estamos celebrando um convênio com uma entidade respeitada e de alta credibilidade, o sistema das associações do Banco do Brasil. Nessa estrutura existe ainda a Fundação Banco do Brasil uma das propulsoras econômicas do País deste país”, completou. Heitor informou que a Prefeitura capacitará professores que irão administrar as aulas do projeto e desenvolver atividades de resultados com os alunos.