Município quer vacinar 123 mil cães e gatos nos próximos 90 dias

Da população de 154 mil cães e gatos de Campo Grande, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) quer vacinar 80% dentro de três meses, ou seja, pelo menos 123.200. A campanha de vacinação antirrábica começou na segunda-feira (26) e segue pelos próximos 90 ou 100 dias, conforme o centro, conforme reportagem na edição de hoje (30) do jornal Correio do Estado.

O objetivo é evitar novos casos de raiva animal, como um registrado em 2011 e que quase infectou um humano. A chefe do setor de controle da raiva animal do CCZ, Iara Helena Domingos, que é médica-veterinária, explica que a vacinação é importante para evitar novos casos, já que países e Estados vizinhos apresentam números altos de raiva canina.

“A população (de cães e gatos) vacinada não corre o risco de transmitir de um para o outro. E como a Bolívia, o Paraguai e o norte do Brasil apresentam muitos casos, precisamos ficar sempre alertas”, enfatizou.

De acordo com a reportagem de Lucia Morel, o total de cães em Campo Grande é de 124 mil, mas espera-se vacinar cerca de 106 mil. Os gatos são 30 mil e a meta de imunização é alcançar 24 mil deles.