Mulher é autuada por degradação de nascentes ao manter gado acessando área protegida por lei

Policiais militares ambientais do Distrito de Águas do Miranda, conhecido como km 21, no município de Bonito, autuaram uma proprietária rural por manter acesso do gado degradando área protegida por lei, nesta segunda-feira (11), por volta das 7h.  

O fato ocorreu depois de receber denúncias de degradação de áreas protegidas de nascentes em uma propriedade rural no município de Anastácio, margeando a rodovia MS-345.

Durante a vistoria na propriedade, localizada a 20 km do Distrito de Águas do Miranda, foram verificadas degradações ambientais em áreas protegidas de nascentes (Área de Preservação Permanente- APP) na fazenda da infratora, em razão da criação de seu gado dentro dessas áreas que são protegidas por lei.

Os animais acessavam livremente à vegetação e o pisoteio estava causando degradação de toda a área, com processos erosivos de ravinamento nas áreas de olhos d’água, por onde os animais passavam.

A proprietária, de 60 anos, residente em Aquidauana, foi autuada administrativamente e multada em R$ 10.000,00. A autuada poderá responder por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). A pena é de um a três anos de detenção. A equipe notificou a proprietária a realizar a proteção da área com remoção do gado.

Douradosnews