MS tem 7 mortes por gripe e 14 em investigação, aponta secretaria

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que sete moradores de Mato Grosso do Sul morreram por gripe neste ano, sendo cinco da A e dois do Influenza B. Outros 14 óbitos estão em investigação. A médica infectologista Priscila Alexandrino disse ao G1 que o vírus responsável pela gripe A sofre mutações e por isso a doença é dividida em H1N1 e H3N2.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria nesta quinta-feira (1º), de 1º de janeiro a 31 de julho de 2013 foram notificados 447 casos de gripe A no Estado, sendo confirmados 38 por H1N1 e 25 por H3N2.

Os números da doença são atualizados semanalmente. Nas últimas duas semanas, a quantidade de casos confirmados se manteve, mas houve aumento de notificações (de 447 para 464) e também de óbitos.

Até 26 de julho eram quatro mortes confirmadas e 12 em apuração. Agora, segundo atualização da Secretaria até 1º de agosto, são sete óbitos, sendo três do tipo H1N1 e dois do H3N2, ambos da gripe A e dois da Influenza B. Das pessoas que faleceram, quatro são de Campo Grande, uma de Ponta Porã, uma de Bandeirantes e uma de Ribas do Rio Pardo.

Há um caso suspeito de morte por gripe A em Bandeirantes, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia e Tacuru; dois em Coxim e Ponta Porã e quatro na Capital.

Atenção
De acordo com a médica infectologista Priscila Alexandrino, a doença começa com os sintomas clássicos: corisa, mal estar e dor no corpo. Depois, vem a febre e a falta de ar. “Se tiver dificuldade de respirar é preciso procurar um médico imediatamente”, diz

Para evitar a gripe, Priscila orienta evitar locais com aglomeração de pessoas, sempre higienizar as mãos e não levá-las aos olhos e boca.