MPMS e Sistema Famasul realizam primeira reunião do Projeto “Acolhe no Campo”

Promotoras de Justiça, representando o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, reúnem-se com 30 instrutores do Senar/MS, nesta quinta-feira (13/5), em formato on-line, na primeira reunião do Projeto “Acolhe no Campo”, desenvolvido pelo Sistema Famasul e MPMS.

Essa primeira reunião foi conduzida pelas Promotoras de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, representando o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH); Clarissa Carlotto Torres, titular da 72ª Promotoria de Justiça da Capital, situada na Casa da Mulher Brasileira; e Fernanda Proença de Azambuja, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul; bem como pelas Assistentes Sociais do MPMS, Diva Maria de Souza e Elaine Cristina França Tavares Flor.

O Projeto “Acolhe no Campo” tem o objetivo de desenvolver ações para esclarecer e orientar a comunidade do meio rural sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar em Mato Grosso do Sul.

Segundo a idealizadora do projeto, Clarissa Carlotto Torres: “É grande a expectativa quanto aos resultados do projeto, pois o objetivo do Ministério Público Estadual é levar o assunto violência doméstica e familiar contra a mulher para as famílias do campo, buscando dar conhecimento e ferramentas capazes de enfrentar o problema”.

“A proposta é promover um intercâmbio entre as instituições e as pessoas do meio rural, compartilhando informação sobre esse importante tema de um modo objetivo, com clareza, comprometimento e responsabilidade”, ressaltou o Presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

O projeto será realizado em formato on-line, dividido em quatro módulos, por meio de palestras ministradas por profissionais do MPMS a serem ofertadas aos mais de 200 instrutores de FPR (Formação Profissional Rural) e PS (Promoção Social) e aos 185 técnicos e supervisores da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial).

As entidades atuarão em conjunto na implementação de ações com base no art. 8º da Lei nº 11.340, de 7 de agosto 2006 (Lei Maria da Penha), com a elaboração de documentos técnicos e institucionais, bem como desenvolvimento de programas educacionais a serem apresentados nas agendas de capacitação em todo o Estado.

MPMS