Moradores de Heliópolis acusam polícia de mudar cena de morte

Os moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP), levantaram uma hipótese que pode mudar o desdobramento do caso envolvendo a morte de um homem em ação da Polícia Militar, no último domingo, 1º. Testemunhas alegam que a PM limpou a cena da morte.

De acordo com o G1, o homem tinha 38 anos, foi identificado como Alberto Gois, e sua morte se deu em decorrência de choque hemorrágico, após ele ser atingido de frente por dois tiros, um no peito e outro na barriga.

No mesmo dia de ação em Paraisópolis, PM matou um em Heliópolis

O boletim de ocorrência informou que o homem foi baleado por PMs, após correr em direção a eles com uma arma em punho e atirar. Porém, “o local [dos disparos] foi totalmente prejudicado em razão de um cano furado provavelmente por um disparo, que provocou um grande vazamento de água que arrastou vestígios”.

No documento consta que a cena foi modificada também pela “atuação dos bombeiros que entraram no beco e realizaram procedimentos de praxe”.

VIOLÊNCIA POLICIAL
A violência policial ainda dá a tônica nas ruas da periferia do Brasil. É longe dos grandes centros econômicos das maiores cidades do país que homens fardados não servem ou muito menos protegem a população, em sua maioria, negra, migrante e pobre.

Por isso destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.

Ouvidoria de Polícia
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.

Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.

msn.com