Moção de Pesar à família do Jornalista Ivaldo Pereira

Durante a sessão desta segunda-feira (02) de abril, os vereadores de Bela Vista aprovaram Moção de Pesar à família do jornalista e escritor Ivaldo Pereira, 72 anos, que faleceu na manha da ultima terça-feira (27\03), em Bela Vista.
Casado com Estela Velásquez, três filhos, Ivaldo Pereira. tinha imaginação fértil, impressionante faro jornalístico, visão aguçada e surpreendente vitalidade para o trabalho, além de ser um grande colecionador de “causos” e episódios sociais e políticos. Natural de Bauru (SP) desembarcou em Mato Grosso, ainda uno, em meados dos anos 1970.
O jornalista tinha também vocação e paixão pela literatura. Não escreveu e nem publicou todos os livros que desejava, porém os que nasceram de sua lavra são peças fundamentais no acervo histórico do Estado. Amava profundamente Bela Vista e a região na divisa Brasil Paraguai. Era tanto amor que fundou e comandou, desde 1972, o semanário impresso “Tribuna da Fronteira”, verdadeiro retrato da rotina e das aspirações regionais.
PRESENÇA – Ivaldo testemunhou e participou de diversos acontecimentos que marcaram época na política e no jornalismo do Estado. Um dos fatos que marcou sua trajetória foi à cobertura da primeira eleição direta para escolha do prefeito bela-vistense ainda em dias recém-saídos da ditadura militar. O vencedor daquela disputa foi Abrão Zacarias.
A velha máquina de escrever manual, o hábito de anotar informações em qualquer superfície rasourável e o interesse por reportagens densas e narrativas minuciosas revelavam a combinação romântica e intimista de um jornalista e escritor das antigas, alguém que vivia o futuro sem descolar da pureza provinciana reveladora de sua alma grandiosa e inquieta.
Um homem que soube viver e construir amizades e admirações, incluídos aqueles que por vezes se incomodavam com sua caneta certeira.
Ivaldo Pereira acumulou sólidas relações afetivas com vários protagonistas de suas escritas, uma relação com várias cores partidárias e ideológicas, cenário que atesta a consciência e a universalidade de um ser pluralista e democrático que honrou as responsabilidades lançadas em sua existência.
“A Moção de Pesar tem com objetivo de solidarizar com os familiares de Ivaldo, ele que cultivou uma história com muita luta, garra e determinação; sempre em busca de um jornalismo sério e independente”.
Assessoria de Imprensa