Mobilidade na Copa tem 75% das obras atrasadas ou descartadas

A partir da proxima quinta-feira (12), vão faltar seis meses até o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Segundo dados dos comitês gestores locais do evento, 75,6% das obras de mobilidade previstas para o Mundial estão atrasadas ou não serão entregues para a competição. Além disso, muitas delas custarão mais caro do que o governo previu.

G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014.

Segundo o levantamento, das 74 ações de mobilidade, 18 não serão mais entregues e outras 38 tiveram prazos prorrogados, a grande maioria para maio de 2014, a um mês do evento (Veja o andamento das obras na tabela abaixo).

Os projetos de mobilidade, anunciados como carro-chefe do mundial e essenciais para os deslocamentos até os estádios e dentro das cidades onde ocorrerão os jogos, recebem verba federal, municipal e estadual.

Entre as justificativas apontadas pelos gestores para o atraso ou cancelamento das obras estão burocracia, chuvas, imprevistos, disputas judiciais sobre desapropriações, impasse para obtenção de licenças, entre outros.

Hoje, a matriz de responsabilidade (documento que contém os projetos de cada sede) conta com 45 projetos de mobilidade em andamento ou concluídos, segundo o Ministério do Esporte.

Onze foram transferidos para a carteira do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Isso significa que elas continuam em andamento, mas não mais para a Copa.

Os atrasos e mudanças na matriz diminuíram o total de investimentos previstos para mobilidade de R$ 11,9 bilhões para os atuais R$ 7,02 bilhões. O gasto nessa área será menor do que os R$ 8 bilhões destinados aos estádios.

O Ministério do Esporte afirma, em nota, que “as obras excluídas da matriz de responsabilidades representam a minoria dos projetos executados e a retirada dessas obras não compromete a realização da Copa do Mundo”. “Algumas delas ainda poderão ficar prontas antes do Mundial.”

G1 também apurou que, apesar da redução nos investimentos, parte das obras custarão mais caro aos cofres públicos. É o caso do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, em Curitiba, cujo preço inicial saltou de R$ 104,8 milhões na matriz de 2010 para R$ 143,19 milhões.

O VLT de Cuiabá passou de R$ 1,26 bilhão para R$ 1,57 bilhão, e o BRT (Bus Rapid Transit) Antônio Carlos / Pedro I, em Belo Horizonte, custará R$ 713,4, ante os R$ 633,9 milhões inicialmente orçados.

A pasta diz que “os ajustes orçamentários realizados na execução de obras podem ocorrer em qualquer projeto, em razão das circunstâncias que se apresentam. Principalmente, em grandes obras”.

“Muitas vezes, esses ajustes são feitos devido ao formato em que as licitações foram feitas. Os ajustes podem acontecer também por alterações no empreendimento original”, afirma o governo.

A previsão de gastos com a Copa já chegou a ser estimada em R$ 33 bilhões, mas diminuiu em razão das desistências. Da previsão atual de R$ 25,6 bilhões, apenas R$ 3,8 bilhões são de recursos privados.

“Alguns projetos deixaram a matriz, resultando na redução do valor global de investimento. Os projetos retirados integraram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão concluídos”, complementa o ministério.

“Vale destacar que todas as obras da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo – incluindo estádios, mobilidade urbana, portos e aeroportos – são fiscalizadas por diversos órgãos de controle, como CGU, TCU, Tribunais de Contas Estaduais e Ministério Público”, conclui a pasta.

(Com reportagem do G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 MG, G1 DF, G1 MT, G1 PE, G1 PR, G1 RJ, G1 RS, G1 RN e G1 SP)

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UF Obra Previsão de entrega Situação atual motivo da prorrogação/atraso/cancelamento O que diz o gestor responsável
AM Monotrilho out/12 Descartada para a Copa. Aguarda recursos e liberação da Justiça Burocracia, atraso na aprovação, liberação de recursos para execução e irregularidades apontadas pela Justiça, informou o governo do AM O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou que o monotrilho não é a solução para os problemas de transporte em Manaus e que a capital necessita de ações conjuntas e integradas que possam promover a mobilidade. “Não é só o monotrilho. Você tem que ter o sistema integrado, o BRT. Será necessária também a construção de novas vias e uma delas é a continuação da Avenida das Torres. Com isso será possível ter uma boa composição entre transporte coletivo e os carros”, disse.
AM BRT Eixo Leste Centro nov/12 Descartada para a Copa. Aguarda recursos e liberação da Justiça
BA Requalificação de 4 rotas de acesso à Arena Fonte Nova jun/13 Entregue
CE Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe 1º semestre de 2014 Normal Desapropriações Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, a administração enfrentou “ações contestadoras” do Ministério Público durante a desocupação de áreas para execução das obras. Apesar disso, o governo diz que elas ficarão prontas a tempo.
CE Estações do VLT 1º semestre de 2014 Normal As obras avançam conforme o cronograma original, diz a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
CE Obras de melhoria nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Via Expressa e Raul Barbosa e rotatória do Castelão 1º semestre de 2014 Prorrogada Segundo atual gestão da Prefeitura de Fortaleza, houve atrasos no andamento das obras durante a gestão anterior Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza, as obras foram recebidas com atraso da gestão anterior. A prefeitura afirma que foi contratada a empresa Delta, cujo contrato foi rescindido após escândalos recentes. As obras ficaram paradas por seis meses, disse a administração. A nova gestão diz que estabeleceu novo prazo de entrega, que está mantido para o primeiro semestre de 2014.
DF Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) 2015 Cancelada por determinação judicial
DF Expansão da DF-047 – EPAR mai/14 Normal O governo do DF afirma que o investimento é suficiente para a Copa do Mundo e Brasília provou, com o sucesso da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, que já está pronta para sediar grandes eventos, nacionais e internacionais. Ao contrário dos grandes centros, a capital federal possui largas avenidas, que facilitam o tráfego, e aeroporto a apenas 15 minutos do centro. Além disso, o estádio está localizado em um raio de 3km dos setores hoteleiro, hospitalar, shoppings, do centro de convenções (que sediará o Centro de Mídia), entre outros, o que facilita e incentiva o acesso a pé.
MG Expansão da Central de Controle de Trânsito jan/14 Prorrogada “Temos nossos atrasos, mas nós vamos chegar à Copa do Mundo com as nossas obras de mobilidade em pleno funcionamento. Isso é uma boa notícia. Podemos garantir isso para vocês com muita tranquilidade”, disse o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em novembro.
MG Via 710 abr/15 Prorrogada Desapropriações
MG Boulevard Arrudas mai/13 Prorrogada Mudança no projeto
MG BRT Antônio Carlos – Pedro I mar/14 Prorrogada Complexidade e desapropriações
MG BRT Cristiano Machado fev/14 Prorrogada
MG BRT Central fev/14 Prorrogada
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MT Viaduto Dom Orlando Chaves dez/13 Prorrogada Empresa alegou dificuldade com remoção de interferências no curso da obra
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MT Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) 2014 Prorrogada Interferências das redes de telefonia, saneamento e energia elétrica no curso da obra
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PE Terminal Integrado Cosme e Damião jan/14 Prorrogada Desistência da empresa que havia vencido licitação Segundo a Secretaria das Cidades do governo de PE, faltam poucas etapas para a conclusão. “Estamos dentro do cronograma previsto até o limite de junho. São obras complexas, é difícil trabalhar em locais ocupados, construindo túnel, elevado, corredor, que altera a rotina da cidade. Já superamos todos os obstáculos burocráticos”, afirma o secretário Danilo Coelho.
PE Via Mangue abr/14 Prorrogada Demora na liberação de licenças ambientais
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