Ministério da Saúde garante que vacina contra gripe é segura

A empresária Cidália Perfeito, de 65 anos, sabe que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa no próximo dia 22.

Mas ela conta que ainda não decidiu se vai comparecer ao posto para receber a dose.

“A gente tem uma família grande, as minhas irmãs já são todas mais de 60 anos e todas tomam a vacina, menos eu, mas eu por princípio e talvez receio mesmo”, comenta a empresária.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, não há motivos para qualquer tipo de preocupação. Jarbas Barbosa garante que a vacina é segura e não provoca a gripe.

“A vacina de influenza não provoca a gripe. Isso também é uma lenda urbana que às vezes tem associada com a vacina. É impossível que ela produza gripe. Nós temos vários outros vírus que causam sintomas respiratórios.

Então, às vezes a pessoa toma a vacina contra influenza está protegida contra gripe, mas dez dias depois entra em contato com vírus sincicial respiratório, ou mesmo a outra cepa da influenza e pode ter, mas nada relacionado com a vacina”, afirma Jarbas.

O secretário de Vigilância em Saúde explicou também que apenas pessoas com alergia a ovo devem conversar com um médico para saber se podem tomar a vacina contra a gripe.

“A grande maioria das reações adversas é leve, só pessoas que têm alergia severa a ovo, que é uma alergia relativamente rara, é muito pouco provável que a pessoa não saiba, já que ovo é muito disseminado.

Pessoas que têm alergia a ovo devem conversar com o médico para ver se compensa usar a vacina ou não.

Se ela tem dúvida, na unidade de saúde que ela vai, ela pode conversar com o profissional, relatar e ser bem orientada”, destaca.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 22 de abril e vai até o dia 9 de maio.

As doses vão estar disponíveis nos 65 mil postos de imunização do país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 49 milhões de pessoas. (Web Rádio Saúde / Agência Saúde)