Mina coloca Colômbia nas oitavas e elimina Senegal

Um gol de Yerry Mina colocou a Colômbia nas oitavas de final da Copa do Mundo. De quebra, eliminou o último representante africano com chances de ir para a próxima fase, o Senegal. O 1 a 0 bastou para a suada classificação colombiana.

Além de garantir a passagem para as oitavas na Rússia, a Colômbia terminou na liderança do grupo, com seis pontos. O Japão, derrotado pela Polônia, ficou com os mesmos quatro pontos que Senegal, que acabou eliminado pelo curioso critério de cartões recebidos (4 contra 6 dos senegaleses), já que as duas seleções tiveram campanhas exatamente iguais.

Equilíbrio marca primeiro tempo

A partida começou com muito equilíbrio para Senegal e Colômbia. As duas equipes entraram bem postadas em campo, como que encaixando a marcação. Um jogo de inteligência e com qualidade técnica dos dois lados, mas de poucas chances de gol.

A Colômbia foi quem ameaçou primeiro, e em lance de bola parada. Quintero aproveitou cobrança de falta da entrada da área e mandou no canto para boa defesa de N’Diaye. As faltas seriam a principal arma colombiana no primeiro tempo.

Do outro lado, Senegal chegou a comemorar pênalti de Davinson Sánchez sobre Mané, marcado pelo juiz, mas que acabou por não resistir à revisão pelo VAR. Embora a decisão tenha parecido correta, foi um lance difícil, já que o zagueiro vai na bola, mas acaba por derrubar também o atacante com seu carrinho.

Mina artilheiro da Colômbia

O relógio jogava contra a Colômbia, que teve de sair para o jogo no segundo tempo. A partida ganhou em velocidade, mas ainda com poucas chances de gol. Senegal manteve-se firme na defesa, tranquilo para administrar o empate.

Um gol da Polônia contra o Japão tornou o empate bom também para a Colômbia. Mas foi a seleção senegalesa que pareceu mais acomodada com o resultado. Acabou por pagar caro por isso.

Aos 29 minutos, em cobrança de escanteio, Mina subiu alto no meio da defesa e cabeceou para o chão. O goleiro ainda tocou na bola, mas não impediu o gol. O ex-palmeirense colocou a Colômbia nas oitavas.