Militares do Exército estão na área de conflito em Antonio João – MS

Reportagem Odair de Oliveira

O Exército Brasileiro equipe do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Bela Vista já está com base montada na área de conflito região de Antônio João MS, distante 279 quilômetros de Campo Grande.

O Governo Federal determinou o envio de tropas do Exército Brasileiro para as fazendas na região, depois que os fazendeiros conseguiram reaver duas das seis propriedades retomadas pelos indígenas. Durante o confronto, o indígena Kaiowá Guarani Semião Fernandes Vilhalva, 24 anos, foi encontrado morto supostamente com tiro na cabeça.

Na sexta-feira (28), a Fundação Nacional do Índio (Funai) havia informado que 700 indígenas guarani e kaiowá ocupavam fazendas na região e que eles reinvindicavam terras e a retirada de gado das propriedades.

Nesta terça-feira (01), os índios saíram de uma delas e da sede de duas outras. No galpão de uma delas havia resto de fogueira e muitas latas de cerveja.

A “Operação Dourados” foi desencadeada por determinação da presidente Dilma Rousseff, a pedido do governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), com objetivo de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), devido à situação ter alcançado “grandes proporções”.

Ao todo são 250 homens das Forças Armadas e outros 150 da Força Nacional, o  ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participará de reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quarta-feira (2) para discutir soluções para os conflitos por terra envolvendo fazendeiros e indígenas em Antônio João (MS). O horário de chegada do ministro está previsto para as 10 horas na Base Aérea de Campo Grande. Esta previsto que na quinta-feira (3), os militares levarão remédios e comida para as crianças indígenas. 

——————————————————————————————————

Ver mais em:  Antônio João