Mil peixes são encontrados mortos no rio Paraná, em Bataguassu

Pelo menos mil peixes foram encontrados mortos nesse domingo (4), no Lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná, em Bataguassu, distante 335 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), as centenas de tucunaré, piau, armão, curimbatá e outras espécies, estavam às margens do rio, próximo à vegetação.  O caso será investigado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e pela Polícia Civil.

Conforme a assessoria de imprensa da PMA, os peixes mortos estavam em um pequeno trecho do rio, entre Bataguassu e Anaurilândia, na divisa de Mato Grosso do Sul e São Paulo, e, a princípio, não há indícios de que tenham morrido devido à poluição.

A suspeita da PMA é de que a mortandade tenha sido provocada pela falta de oxigênio na  água, que pode acontecer quando a temperatura da água sobe. A quantidade de chuva e a vegetação também influenciam na diluição do gás no rio. Segundo a PMA, situação semelhante a esta aconteceu no mesmo local há aproximadamente oito anos.

A causa da mortandade dos peixes será apontada pelo Imasul . Técnicos vão recolher amostras da água e dos peixes e fazer análises. O relatório sobre a situação fica pronto em até duas semanas, informou o Imasul. De acordo com a PMA, o caso será encaminhado também para investigação da Polícia Civil.