México e Portugal fazem prova dos 9 em amistoso nos Estados Unidos

A poucos dias da estreia na Copa do Mundo, México e Portugal entram em campo nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), sob efeito da incerteza e da desconfiança. O amistoso marcado para o Gillette Stadium, em Massachusetts, nos Estados Unidos, traz a seleção norte-americana buscando se refazer da má apresentação na derrota para a Bósnia, e do outro lado os lusos não contam com a sua principal estrela, Cristiano Ronaldo – o melhor do mundo se recupera de lesão muscular na coxa e inflamação no joelho esquerdo –, além de Pepe e Raul Meireles, também poupados. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Os problemas médicos apenas reforçaram o fato de que as atenções portuguesas estão totalmente voltadas para a Copa do Mundo. Cristiano Ronaldo, Pepe e Meireles sequer foram com o grupo para o local do jogo, permanecendo em Newark com o fisioterapeuta António Gaspar. De acordo com o técnico Paulo Bento, a programação não muda. As ausências serão sentidas, principalmente dos dois primeiros, mas a seleção já tem um caminho bem traçado.

– Os jogos de preparação servem para jogarmos dentro do nosso desenho habitual, e também para procurarmos outras soluções. Respeitamos os adversários, mas estamos preocupados com a nossa forma de jogar – disse Bento, que citou até mesmo o primeiro rival na Copa como exemplo. – Podemos nos preparar para a Alemanha tendo em conta não apenas a nossa forma de jogar, mas também a do próprio adversário. E isso é o que fazemos com todos. Escolhemos a melhor estratégia para obter o melhor resultado possível, que para uma seleção como a nossa significa conquistar os três pontos.

Nani e Paulo Bento Treino Portugal (Foto: Agência AP )Paulo Bento orienta Nani no último treino de Portugal antes do amistoso (Foto: Agência AP )

 

Apesar do discurso de mão única, o treinador português sabe que terá um rival complicado pela frente, que costuma surpreender e vem de um ouro olímpico.

– O México também teve dificuldades para chegar ao Mundial, mas tem muita qualidade técnica, conta com jogadores muito experientes, com Rafa Márquez e Guardado, os que jogam em Portugal, caso de Reyes e Herrera, que têm uma margem de progressão grande, e também o Chicharito, que atua na Liga inglesa. Será um jogo alegre e bonito, entre times que gostam de jogar bem.

Bento deve mandar a campo um time formado por Eduardo, João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves e André Almeida; William Carvalho, Miguel Veloso e Rúben Amorim; Nani, Varela e Helder Postiga. Mas este não será o último teste luso. Na próxima terça-feira, às 19h (de Brasília), Portugal enfrenta a República da Irlanda, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A chegada ao Brasil está programada para quarta-feira, em Campinas.

José Juan Vázquez Treino México (Foto: EFE)José Juan Vázquez aprimora a pontaria para o jogo contra Portugal (Foto: EFE)

 

Para os mexicanos, o duelo é o último compromisso antes do embarque para o Brasil – a delegação chega a São Paulo na noite do próximo sábado, dia 7 –, e o técnico Miguel Herrera aposta no retorno do seu capitão, o zagueiro Rafa Márquez, como motivação para conquistar um bom resultado e retomar a confiança que ele deposita nos jogadores.

– Temos jogadores de gerações vencedoras. Dez foram campeões olímpicos (nos Jogos de Londres, 2012), cinco conquistaram o Mundial sub-17, todos ao lado da experiência e currículo de Rafa, Salcido, Guardado – disse o treinador, que acredita ser a hora de o México chegar mais longe numa Copa. – Acho que temos de dar esse passo, e o jogo contra Portugal será um ensaio imenso.

Herrera confirmou a equipe com Jesús Corona, Paul Aguilar, Maza Rodriguez, Rafael Márquez e Héctor Moreno; Miguel Layún, José Juan Vázquez e Héctor Herrera; Andrés Guardado, Giovani Dos Santos e Oribe Peralta. Apesar dos desfalques do rival, o treinador não espera vida fácil.

– Portugal tem duas ausências importantes, que são Cristiano e Pepe, mas é sempre muito forte. Tenho certeza de que entrarão jogadores muito bons em seus lugares, por isso espero que o México mostre qualidade, trabalhe bem a bola e perceba o que precisa fazer nos últimos cinco dias para chegar melhor na Copa.

O México está no Grupo A, ao lado de Brasil, Croácia e Camarões. A estreia será no dia 13, sexta-feira, contra os camaroneses, às 13h (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. Portugal, por sua vez, encontra-se no Grupo G, com Alemanha, Gana e Estados Unidos. A primeira partida acontece no dia 16, segunda-feira, às 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.