México captura traficante de drogas mais procurado do mundo

As polícias do México e dos Estados Unidos anunciaram neste sábado (22) que capturaram Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, chefe do cartel de drogas de Sinaloa considerado o traficante mais procurado do mundo. Segundo forças de segurança mexicanas, ele foi capturado em um hotel em Mazatlan, no México.

El Chapo, de 56 anos, é acusado de múltiplos crimes pelas justiças mexicana e americana. Comandante de um império do tráfico que domina a América do Norte e alcança várias cidades europeias e sul-americanas, Guzmán era considerado como o “Bin Laden mexicano”.

 

foto

 

As histórias envolvendo o líder do tráfico beiram o território de lendas. Ele era procurado desde 2001, quando protagonizou uma espetacular fuga da prisão escondido em um cesto de roupas sujas. A Forbes calculou que a fortuna que conquistou com o tráfico era de US$ 1 bilhão, e o colocou na sua lista de pessoas mais poderosas do mundo na frente de líderes como o presidente da França.

Histórias contavam que El Chapo sempre se movia cercado de 300 homens armados, e que recebia festas e homenagem de outros líderes do tráfico mexicano. Desde 2006, o governo do México enfrenta líderes do tráfico em uma guerra que já deixou mais de 70 mil mortos. Nos últimos anos, o Exército do México prendeu vários aliados de El Chapo, o que pode ter enfraquecido o cartel.

Apesar da importância simbólica da prisão de Guzmán, ainda é incerto qual o impacto que a captura pode ter na guerra às drogas mexicana. Especialistas acreditam que outros líderes podem assumir o papel do traficante, e que as mortes e violência não devem acabar.