“Meu quintal é maior que o mundo”

Numa participação histórica do artista no extinto Roda Viva MS nosso maior artista post-moderno, que nos deixou há um ano, nos brinda com uma entrevista única, destilando sua inteligência e seu humor caustico

Programação  Especial de Ano Novo  da TVE/MS homenageia o poeta Manoel de Barros com mais de 30 horas de produção regional.
A programação especial  de Ano Novo  da TVE/MS que homenageia o poeta Manoel de Barros trará um panorama cultural de tudo que rolou no ano que se findou.Tem shows com artistas consagrados e bandas que se destacaram, concertos, jornalismo, reprises, documentários e especiais inéditos  e  também celebrará,  além  do nosso  poeta maior,   produtores,  artistas  locais, trazendo ainda entrevistas  com nomes que marcaram a cena cultural do estado  e já   partiram deixando saudades,   como a professora  Maria Glória Sá Rosa  e  Geraldo Roca.

Numa participação histórica  do artista no extinto  Roda Viva MS  nosso maior artista post-moderno,  que nos deixou há um ano,  nos brinda com uma entrevista única, destilando  sua  inteligência e seu  humor  caustico.  A   programação  especial  é   diversificada  trás ainda inúmeras atrações inéditas, temáticas e estreias voltadas para todas as idades, com  inúmeras outras  atrações  e que  irão  ao ar  a partir do dia 02 janeiro até  02 de fevereiro de 2017. No jornalismo além de revermos a matéria  vencedora com o “Premio Águas do Guariroba”, como  a melhor do ano sobre “o tema ambiental”, assistiremos o inédito “TV-Memória – A história do início do Telejornalismo Regional Brasileiro”.

Heraldo Pereira, atual apresentador  do Jornal  Nacional, Nelson Araújo, apresentador  do Globo Rural, José Luis Datena da Band,  Bosco Martins  entre outros contam histórias saborosas  e hilárias do tempo em que iniciaram juntos  na  EPTV Ribeirão Preto,  afiliadas  da Globo e quando se deu  o início do  telejornalismo regional  brasileiro revelando  grandes profissionais no Brasil e exterior.

Segundo o diretor presidente Bosco Martins: “A TVE/MS reflete o bom momento  da produção cultural do estado,  que mesmo  enfrentando um momento econômico difícil,  tem  superado esse momento  e  estamos  fazendo um panorama real, um   amálgama,  nessa  fusão de coisas ou pessoas distintas que formam um todo na nossa cultura, registrando aquilo que   aconteceu neste ano em nossa cena cultural”, disse o jornalista.

O Secretário de Cultura  Athayde Nery destacou a programação:” No ano  em que se celebramos  o centenário do nascimento do poeta Manoel de Barros traz, a TVE traz  uma faixa especial  de Ano Novo,  intitulada “Meu quintal é maior que o mundo”, com produções especiais,  cujo olhar recai sobre a universalidade nas representações locais e com aquilo que nosso artistas e produtores  culturais produziram nesse ano que passou,  o espelho  e a cara  de MS”.

Para o Governador Reinaldo Azambuja: “ As emissoras  públicas  de MS cumprem  o seu papel e o    compromisso  que assumimos   de     desenvolver  ações de apoio e estímulo a eventos culturais, com uma programação voltada à cobertura e difusão da cultura em suas diversas manifestações, configurando se como um grande  espaço das artes e da criatividade  em Mato Grosso do Sul, ” finalizou. Serão mais  de 30 horas de produção  de Mato  Groso do Sul  e outras 30 horas de programação   em parceria  com a  TV  Cultura, incluindo a infantil, com  episódios inéditos da Nova Temporada Sésamo.

Veja a programação completa  que poderá ser assistida  a partir do dia 02 de janeiro at´pe 02 de fevereiro todos os dias  de segunda à segunda,   na faixa nobre, ás 21 horas ( para os shows) e às 22:hs ( reservadas para documentários e entrevistas)  pelo   Canal 4 TV-E/MS (TV Aberta), Canal 15 da NET, ou pelo Portal da Educativa (portaldaeducativa.com.br).

PROGRAMAÇÃO

TV Memória Especial: A história do início do Telejornalismo Regional

Conheça a história  de como Heraldo Pereira, primeiro negro a apresentar o Jornal Nacional e saiba o que enfrentou pra chegar onde está. Você  sabia que Nelson Araujo, apresentador do Globo Rural era professor universitário e  entrou na profissão por acaso? E mais,   saiba   porque    José Luis Datena e Bosco Martins  trabalhando  juntos em Ribeirão Preto se desentenderam na redação e quase  saíram pra briga. Saiba mais  histórias de profissionais como: José Roberto Burnier, Rosana Zaidan, Ilze Scamparini, Luciana Bistane, Vitor Cervi, Joâo Garcia, Rubens Volpe, Katia Stevez, Gilson Filho, Mirtes Wiermann, Beto Volpe entre Outros… E o que esses profissionais tem em comum? O grupo  iniciou no telejornalismo da década de 80 e se projetou  nas emissoras do GRUPO EPTV/GLOBO. As duas primeiras emissoras do interior de TV de SP, TV Campinas E TV Ribeirão, afiliadas da GLOBO, foram a escola destes profissionais que  ainda hoje se destacam no telejornalismo brasileiro e internacional. Do chumbo quente à era digital, são profissionais que há 37 anos deram vida à notícia local, num tempo em que o jornalismo e a televisão eram mais humanos e solidários.

Todas as segundas às 22:hs  até fevereiro

Roda Viva: Geraldo Rocca (2004)

Há um ano de sua partida  a tve tras todo talento e erudição de um dos compositores mais influentes de mato grosso do sul.

Em uma homenagem da tv educativa à  geraldo rocca e seus fãs e admiradores.

Novas poéticas e visão de mundo de um artista post-moderno, cuja partida precoce nos legou um obra musical que, sendo universal, nos dá pistas sobre a construção de nossa identidade.

Identidade cultural, mito fundacional e pertencimento pela perspectiva de geraldo rocca no centro do programa roda viva gravado em 2004. Não percam.

Todas  às  terças  as  21 horas  até  fevereiro de 2017

Délinha Sinfônica

Délinha o mito da resitencia cultural  de ua época. São  seis décadas de carreira que se confudem com a história de mato grosso do sul. O lado feminino do “casal onça” era famoso  e lá na tempo  em que nós e o nosso vizinho mato grosso éramos um só. Delanira ferreira gonçalves,  a delinha,  até hoje canta e encanta por todo o nosso estado: e tudo começou quando ela e délio formaram uma dupla em são paulo  e começaram a fazer sucesso com as músicas que conseguiam gravar. De la para cá foram dezoito lp´s, dois cd’s e um dvd. Neste especial,  sua personalidade única, timbre contagiante e as letras das músicas conquistam os corações e os ouvidos de todos.  Hoje aqui no “nosso meu quintal é maior que o mundo”,  vamos conferir o mais que especial show delinha sinfônica, conduzido pelo maestro eduardo martinelli e gravado em 2015,  no palácio popular da cultura: com vocês,  a nossa rainha do rasqueado, a nossa dama  do chamamé,  delinha!!!!

Todas  os  sábados  as  21hs  até  fevereiro de 2017

Descendo o sarrafo

Outra programação especialíssima  “do meu quintal é maior que o mundo”.  Vamos conferir um projeto desenvolvido pelo choro opus trio, que é formado por Eduardo Martinelli, Ivan Cruz e Philip Andara.

Intitulado de DESCENDO SARRAFO, o projeto quer trazer à luz  as criações do maestro aracajuano amintas josé da costa, o sarrafo!!!  Com influências de pixinguinha e edmundo villani-côrtes, o chorinho de sarrafo era presença constante nos cassinos e rádios e na tv. Isso já na década de 70. Boa parte dos registros foram perdidos após o estúdio ser fechado durante a ditadura militar.   Agora estão sendo resgatados pelo trio campo grandens e ficamos,  com o sul-mato-grossense choro opus trio e nessa   brilhante  apresentação  de “descendo sarrafo”.

Todos os domingos ás  21 horas

“Saudações Pantaneiras” com Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro

De um lado temos um dos maiores,  senão o maior compositor de mato grosso do sul,  do outro um dos melhores instrumentalistas contemporâneos  do brasil.  Estamos falando de Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro. Um encontro musical raríssimo materializado no projeto “saudações pantaneiras”.

O especial é uma viagem por canções que levam a nossa imaginação para a região do pantanal local que serviu de inspiração não só para Manoel de Barros  mas também para Geraldo e Marcelo.

Um show de pura emoção que vai reviver clássicos do nosso mato grosso do sul.

Todas as segundas  ás 21 horas

 

Canto da Terra

Vamos trazer um grupo que se formou lá em 1993 e teve passagem meteórica no cenário da música sul-mato-grossense.  Tudo começou com um evento lá no clube libanês  e dali em diante foram shows e mais shows que celebravam a nossa cultura e as influências sobre ela.  Adivinhou quem é? Estamos falando do grupo canto da terra, que em maio deste ano reuniu a formação original do grupo para comemorar os 23 anos da primeira apresentação: Iko Cordeiro,  Jorge Carvalho, Ireno Malaquias,  Edmilson Branco e Marlon Maciel. Reviveram dezenove sucessos do grupo em show especial no parque do peão.  Mesmo após quinze anos separados, a sintonia entre os músicos foi incrível e com o público também não foi diferente.  Embalado pelas músicas que encantaram uma geração saudosista exibiremos  esse inédito e em primeira  edição, reencontro do grupo canto da terra.

Todas  as quintas  às  21 horas

Los Três de Corrientes:  o legítimo chamamé

Especial “ los tres de corrientes”. Neste show  trazemos em primeira mão do berço do chamamé para o mundo, o melhor desta música que une três países, brasil, paraguai e argentina: bruno fabian, raul noguera e pajarito silvestri , “los tres de corrientes”,    executando canções que fazem parte do imaginário e da identidade de todo conesul.

Todas às quintas  ás 20:30 hs

Santo Chico

Santo chico apresenta o show “as canções que não se ouvem mais’,  gravado no festival de inverno de bonito. Um espetáculo regado pelo poético rock tropical, já conhecido e muito apreciado pelos simpatizantes da banda. Partindo do soul, passando pelo samba e pelo rock. São músicas autorais e algumas releituras de grandes clássicos da música nacional. O show traz begèt de lucena no vocal, guilherme napa, na bateria, luciano armstrong, na guitarra, rafael taveira no baixo e a participação  especial  de felipe ceará,   na percussão.
A performance visceral da banda agradou em cheio o público do festival e temos certeza que vai agradar você também. Com vocês santo chico.

Bom programa.

Todos os domingos ás 20:00hs

Curimba

A banda curimba.após ter sacudido a cena musical de ms e tendo  ficado  cinco anos longe dos palcos.

E em 2016 voltou à ativa ainda mais afinada. O show “volta curimba” foi gravado no festival de inverno de bonito. O sexteto tem como característica uma mescla sonora que passeia pelo rap, reggae, rock, pop e samba.

E a alegria é a marca registrada dos meninos, que brilham nos palcos com uma performance contagiante e muita energia positiva. Com vocês curimba, diretamente na praça da liberdade de bonito.

Aos sábados ás 20 horas

Momento do professor:

Com Maria da Glória Sá Rosa

Uma entrevista pra lá de especial, em parceria com a produtora umas e outras, de Candido Alberto da Fonseca. Trás a inteligência e o gênio  da professora querida e que nos deixou neste ano que se passou.

Todas ás segundas  ás 12:30 hs

Documentários dos municípios de MS

CAMPO GRANDE, DOURADOS, MARACAJU,  TRÊS LAGOAS, PONTA PORÃ, BONITO, enfim…. um passeio por alguns dos mais importantes municípios de Mato Grosso do Sul- sua cultura, meio ambiente, história e patrimônio edificado e imaterial. O trabalho  é o resultado de uma parceria entre a TVE-MS e a  Macro Vídeo.  A Série Municípios e Cultura MS conta com 10 interprogramas de até 02min em sua estreia, que ficarão rotativos durante toda a programação. Ficha técnica- Argumento: Macro Vídeo, imagens: Osmar Chagas, edição: Camila Costa, roteiro/ produção: Lu Tanno.

O Pantanal é aqui

Série composta por 5 documentários  no Pantanal sul- mato-grossense em que o homem pantaneiro com seus saberes e fazeres foi, ao lado da maior planície inundável do planeta e sua exuberância de fauna e flora, um dos grandes protagonistas. TODA  NARRATIVA   DO DOCUMENTÁRIO É GUIADA PELA  A EXUBERANTE POESIA DE MANOEL DE BARROS
Confiram ainda  as seguintes reprises e programas  que serão exibidos na programação especial de ano:
FAIXA DAS 21:00 ÀS 22:30H

TODAS ÁS TERÇAS
• 21:00 – CULT.E ESPECIAL MANOEL DE BARROS – 30’
• 21:30 – DELINHA SINFÔNICO 50’TODAS ÁS   QUARTAS
• 21:00  – MEMÓRIAS DO JORNALISMO REGIONAL 31’ – .
• 21:30  –  DESCENDO O SARRAFO – SHOW COM O TRIO OPUS  – 60’

TODAS ÁS  QUINTAS
• SHOW GERALDO ESPÍNDOLA E MARCELO LOUREIRO – 1’30”TODAS ÁS  SEXTAS
• 21:00 – SHOW CANTO DA TERRA –  1’30”

QUARTA-FEIRA
• 21:00 –  AUDITÓRIO –  MOMENTO DO PROFESSOR –  MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA
• 21:30 –  SHOW CURIMBA –  60’TODAS AS SEGUNDAS
• 21:00 – RODA VIVA – GERALDO ROCA – 55’
• 21:30 – LOS TRES DE CORRIENTES – 47’

INTERPROGRAMAS
• O PANTANAL É AQUI – VBC/TVE –
• CINCO MIL ANOS DE HISTÓRIA – 38’30”
• ALMA PANTANEIRA – 36’
• O MUNDO DAS ÁGUAS – 38’18”
• O PANTANEIRO – 36’14”
• O PANTANEIRO 2 – 37’15”* Os interprogramas “doc municípios ms” que tem em média 2’, entrarão nos braks  do roda viva e o pantanal é aqui da bbc. Entrarão também em na grade da programação.

INTERPROGRAMAS
• EXPOSIÇÃO MARCO – 1’55”
• EXPOSIÇÃO HOMENAGEM A MANOEL DE BARROS ESPAÇO CULTURAL TVE –
• SÉRIE “MELHORES  PROGRAMAS”  MÊS DE JANEIRO 2017PROGRAMA  SPOILER –  06 DE JANEIRO DE 2017 – BANDAS DOURADOS:
• DAGATA E OS ALUÍZIOS
• BRO’S MC
• CUEIO TORRES
• GIANI TORRES

13 DE JANEIRO DE 2017 – INTERPRETAÇÃO EM INGLÊS
• JANE JANE
• WHISKY DE SEGUNDA
• SHADOWS LEGACY
• LYNKS20 DE JANEIRO DE 2017 – VOCAL FEMININO
• LILIAN MAIRA
• SOFIA BASSO
• MARINA PERALTA
• LOUVA DUB – RELEASE

27 DE JANEIRO DE 2017 – CONSCIÊNCIA NEGRA
• ANDERSON BLACK
• KALU
• ZÉ PRETIM
• SANDRA MENEZESPROGRAMA CULT/TVE “MELHORES PROGRAMAS” –  JANEIRO
• DIA 06 DE JANEIRO: REPRISE  PRODUTORES DE AGUA- BACIA DO GUARIROBA – PROGRAMA QUE RECEBEU PREMIO DA ÁGUAS
• DIA 13 DE JANEIRO: ESPECIAL MANOEL DE BARROS
• DIA 27 DE JANEIRO: REPRISE DO 13 PROGRAMA- EXIBIDO NO DIA 14 DE OUTUBRO: MATÉRIAS ANTIGUIDADES, FOTOGRAFO MARCO ANTONIO LEMOS, ADÃO- ANIVERSARIO DE CAMPO GRANDE.
• DIA 03 DE FEVEREIRO: REPRISE DO 1º PROGRAMA- EXIBIDO DIA 15 DE JULHO – PROGRAMA TEM RODRIGO TEIXEIRA E GRUPO ACABA

Horário das 9h e 14h, e no sábado (24), nos mesmos horários. Neste dia, a emissora traz todos os episódios exibidos durante a semana.