Meteorologia prevê estiagem e frio para o mês de maio no Estado

O mês de maio começa e as chuvas vão embora. A tendência para este mês, segundo os institutos metereorológicos, é de que haja estiagem e, se ocorrerem precipitações, essas sejam esparsas, isoladas e de poucos milímetros. Temperaturas mais baixas também estão previstas, com a possibilidade de ocorrência de algumas frentes frias acompanhadas de massas de ar frio. A umidade relativa também deve ficar abaixo dos 70%.

O meteorologista Natálio Abraão, da Estação Anhanguera/Uniderp, explicou que a chegada do frio reduz também a umidade do ar e como não estão previstas chuvas, a tendência é de tempo seco. “Em maio as chuvas sempre reduzem significativamente, porque historicamente é assim, é uma característica da região”, afirmou, lembrando que se houver chuva acima do esperado, será “uma situação atípica”.

O mesmo prognóstico é esperado pelo Climatempo. O meteorologista Vítor Kratz explica que este mês será seco, “como de costume”. A tendência também é de frentes frias que poderão provocar “pouca chuva e dentro de média normal para todo o Estado”. Ele ressalta, no entanto, que essas frentes frias serão fracas, logo, não deve coorrer chuvas fortes.

Algumas cidades de Mato Grosso do Sul já enfrentam a falta de chuvas e Chpadão do Sul, por exemplo, está há 27 dias sem chuvas, desde o começo do mês de abril. Com a previsão de menos chuvas a situação pode se agravar, conforme alerta de Natálio Abrahão. Nas demais cidades do Estado, somam-se de 15 a 20 dias sem chuvas, inclusive Campo Grande, onde a última chuva ocorreu em 14 de abril.

 

LUCIA MOREL