Menino de 13 anos chama atenção do Google ao criar aplicativo

Com apenas 13 anos, o jovem americano Daniel Singer já criou site, criou aplicativo, fez parcerias com celebridades e se reuniu com Google e outras empresas interessadas em suas criações. E negou todas as ofertas. Daniel é criador do site YouTell, que permite que as pessoas recebam opinião de amigos anonimamente, serviço que evoluiu naturalmente para o aplicativo Backdoor. Disponível para iOS, a ferramenta de bate-papo permite aos usuários enviarem mensagens anônimas para sua lista de amigos do Facebook e do Google+. A conversa acaba virando um jogo, já que o destinatário da mensagem pode comprar pistas – com dinheiro real – sobre a pessoa que lhe enviou mensagens até descobrir sua identidade. 

O aplicativo rendeu a Daniel duas reuniões com o Google, além de uma proposta de uma empresa chinesa antes mesmo do lançamento. “Não achei certo deixar o aplicativo ter seu caminho interrompido tão cedo. Eu acho que pode valer muito, muito mais e fazer muito mais quanto mais eu trabalhar nele”, afirmou. Daniel nasceu em Los Angeles e é filho do produtor de cinema Uri Singer e da brasileira Roseli Singer. Apesar de nunca ter morado no Brasil, a relação com o País fez surgir parcerias com celebridades nacionais, que trocam mensagens com fãs através do app para iPhone. Entre os famosos estão Sandy, Fernanda Paes Leme, Tatá Werneck, Bruno Gagliasso, Giovanna Lancelotti, Fernanda Rodrigues e André Marques.

Com uma agenda conturbada para um adolescente de 13 anos, Daniel deu uma rápida entrevista por e-mail ao Terra, no intervalo do tempo que divide entre os estudos, a programação e o espírito empreendedor. “Eu tenho uma agenda bastante rigorosa, mas adaptável”, disse. 

Terra – Como surgiu a ideia para criar o Backdoor? Quando você percebeu que um aplicativo que envia mensagens anônimas poderia funcionar?
Daniel Singer – Foi durante uma reunião do YouTell, quando eu trouxe uma forma de responder a um comentário e depois responder de novo. Quando alguém diz que seu cabelo é bonito, você quer saber por que é bonito, e vem a resposta que é porque é castanho. E isso pode continuar por um tempo, mas a forma como a ferramenta foi construída, como uma seção de comentários, não funciona bem para esse tipo de cenário. Então, eu decidi criar o Backdoor com o mesmo sentido anônimo do YouTell, e essa grande ideia de responder a um comentário que eventualmente pode se expandir para qualquer tipo de coisa. Eu percebi que era grande o bastante quando foi lançado. Nosso crescimento mostra que o anonimato é uma excelente e perfeitamente viável forma de comunicação.

Terra – Quanto tempo o aplicativo demorou para ser desenvolvido?
Daniel – Eu trabalhei com a equipe que ajudou a construir o YouTell. Levamos cerca de cinco meses construindo o produto para realmente afinar a experiência e ter um frande lançamento. O aplicativo está indo muito bem e continua crescendo a cada dia. Atualmente, temos uma equipe de seis pessoas trabalhando nele.

Terra – E quantos usuários o aplicativo tem hoje?
Daniel – Eu não tenho um número agora porque o nosso crescimento nos impede de ter um número exato. Mas estamos fazendo testes e nos preparando para lançar a versão para Android nas próximas semanas. 

Terra – Você recebeu propostas de compra do aplicativo. Por que não aceitou?
Daniel – Eu vejo o Backdoor em sua forma atual como apenas o começo de um produto e de uma rede muito maiores. Não achei certo deixar o aplicativo ter seu caminho interrompido tão cedo. Eu acho que pode valer muito, muito mais e fazer muito mais quanto mais eu trabalhar nele.

Terra – O Google teve interesse no app? O que foi discutido nessas reuniões?
Daniel – Eu não posso falar do que acontece em minhas reuniões, mas posso confirmar que tive uma reunião com o Google e encontrei outras empresas da região.

Terra – Você sempre gostou de tecnologia? Quando você começou a trabalhar com isso?
Daniel – Eu sempre amei computadores e tecnologia em geral, mas meu o meu verdadeiro interesse em computadores e programação provavelmente começou quando eu construí o meu primeiro computador aos 10 anos e quando eu criei meu primeiro canal no YouTube.

Terra – Você tem apenas 13 anos. Como você gerencia os estudos e o trabalho no aplicativo?
Daniel – O mais importante é ter uma boa gestão de tempo, que quando é feita corretamente me permite programar tudo. Eu tenho uma agenda bastante rigorosa, mas adaptável, que me permite lidar com o Backdoor e a escola ao mesmo tempo, sem nenhum problema.

Terra – Como você se vê daqui a 10 anos?
Daniel – Eu provavelmente estarei trabalhando em outra start-up. Eu realmente gosto de criar produtos para ajudar a mudar o mundo para melhor e ajudar as pessoas a se conectarem a compartilharesm experiências. Eu realmente acho que é mágico que nós tenhamos o poder de transformar um comportamento comum desde o surgimento dos seres humanos e poder torná-lo uma experiência melhor agora que temos iPhones e outras tecnologias.