Meia do Lazio é acusado de racismo após declaração em clássico de Roma

O meia bósnio Senad Lulic, do Lazio, levantou um debate de racismo na Itália por causa de críticas ao alemão de origem serra-leonesa Antonio Rüdiger, da Roma. A declaração veio a público em entrevista de Lulic ao canal italiano “Mediaset” logo após a derrota por 2 a 0 no clássico da capital italiana deste domingo.

– Rüdiger já falava muito antes do jogo. Há dois anos, ele vendia meias e cintos em Stuttgart. Agora, já está achando que é um fenômeno – disse o bósnio.

As declarações geraram revolta nas redes sociais de internautas, que o acusaram de racismo. O bósnio ficou ainda mais irritado, quando foi perguntado poucos minutos depois sobre a repercussão na zona mista.

– Não quero mais falar sobre isso. Às vezes falamos coisas que não deveríamos no calor do mundo. Vou ter que pedir desculpas a Rüdiger? Como assim? Brancos também vendem meias – rebateu.

Diante da polêmica, o diretor de comunicação da Lazio, Arturo Diaconale, pediu desculpas da parte do clube depois da entrevista coletiva dos técnicos.

– Quero pedir desculpas em nome do clube e de Luluc. Foram palavras pronunciadas no calor do momento por um jogador que acabava de perder um clássico que era muito importante para ele. Essa polêmica ultrapassa os limites e foi causada por declarações anteriores de Rüdiger, mas queremos que a Lazio seja um modelo de correção –  afirmou o dirigente.

Rüdiger já foi alvo de racismo no ano passado, em um caso que resultou na demissão do ex-jogador Stefano Eranio do posto de comentarista da televisão suíça “RSI”.

– Jogadores de cor que jogam na defesa cometem esse tipo de erro porque não estão concentrados. São fortes fisicamente, mas cometem erros na hora de pensar antes de jogar – disse à época o ex-meia do Milan e do Genoa.

 

AFP e GloboEporte.com