MEC: novo ministro de Bolsonaro, Decotelli atualiza currículo após universidade desmentir doutorado

Governo anunciou o novo ministro com títulos que não eram verdadeiros

O novo ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Alberto Decotelli, atualizou hoje (26) seu currículo Lattes, a Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, de que ele não concluiu o doutorado na instituição.

O título de doutorado foi informado inicialmente pelo Ministério da Educação durante o anúncio de Decotelli como sucessor de Abraham Weintraub, que após se envolver em uma série de revezes com o Supremo Tribunal Federal (STF), burlou regras de viajens dos Estados Unidos, e embarcou, às pressas, ao país.

Em seu currículo, Decotelli destacava que possuía o título de doutor em Administração na instituição de ensino argentina. Entretanto, o currículo foi atualizado e passou a apontar que o título em questão estava “sem defesa de tese”. O documento foi atualizado na plataforma Lattes, um sistema de currículos virtual mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Alemanha

De acordo com reportagem do jornal O Globo, Decotelli também não obteve um certificado de pós-doutor pela Universidade de Wüppertal, no oeste da Alemanha, como também divulgado pelo MEC.

A instituição alemã esclareceu ao Globo que o ministro conduziu pesquisas na universidade por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutorado, que, na Alemanha, dura de dois a quatro anos.

“Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade”, afirmou a responsável pela comunicação da Bergische Universität Wüppertal (BUW), Jasmine Ait-Djoudi. A universidade alemã oferece cerca de 110 cursos em diversas áreas e tem mais de 22 mil estudantes.

midiamax