Matrícula digital manda crianças para escolas a 20 km de casa

VALÉRIA ARAUJO

Mães douradenses se dizem revoltadas com o sistema de matrícula digital do Estado, que tem designado alunos para estudarem longe de casa. É o caso da secretária Eliane Neves, que mora na área central e teve a matrícula da filha indicada para a Escola São José, no Distrito de Indápolis, a 20 quilômetros de distância. Segundo Eliane, é inviável levar a filha para estudar.

“É praticamente impossível realizar esse trajeto diariamente pelo gasto financeiro que isto me custaria. Sem contar com o tempo que teria que disponibilizar”, destaca.

O mesmo aconteceu com mães do bairro Dioclécio Artuzi. De acordo com a presidente da Associação de Moradores, Lizandra Monteseli, no local são quase 2 mil crianças em idade escolar e boa parte delas foram designadas para escolas em bairros distantes como a Vila Cachoeirinha, Parque do Lago e até mesmo distritos como Indápolis. Na tarde de segunda-feira, mais de 20 mães se reuniram para reclamar do problema e buscar soluções.

Segundo Lizandra, no ano passado, uma criança chegou a reprovar porque a mãe não conseguiu levá-la para a Escola Joaquim Murtinho, na área central da cidade. “O ideal seria que aquelas crianças fossem matriculadas em escolas como a Maria da Glória, a Floriano Lopes e a Vilmar Vieira de Matos”, conta.

Transporte

Outro grave problema, é que além da distância, os alunos do bairro Dioclécio Artuzi também estão sem transporte. A redação apurou que no ano passado, como não foram encontradas vagas perto do bairro, houve um acordo em que o Estado disponibilizaria o ensino do 1º ao 5º ano na Escola Ramona da Silva Pedroso, que fica no jardim Santo André. Em troca, o município levaria esses alunos do Dioclécio Artuzi até a escola. Esse acordo ocorreu de forma excepcional e nem Estado nem Prefeitura definiram se vão continuar neste sistema.

As mães se dizem preocupadas porque receberam a informação de que não haveria mais esse transporte por parte da Prefeitura e que o município iria oferecer uma linha comum através da Medianeira Transporte.

“O grande problema é que as crianças seriam transportadas junto com adultos, usuários do coletivo de diversos bairros. Como manter a segurança das crianças desse jeito? Além disso as crianças seriam deixadas perto da escola e não na porta. Como uma criança pequena vai atravessar ruas sozinha e andar por ai em linhas convencionais de circular? Que mãe que vai concordar com isso?”, indaga, observando que vai procurar os vereadores para que eles intercedam pelos moradores.

Prefeitura

A Prefeitura de Dourados confirmou que está em análise uma proposta de levar uma linha de ônibus para moradores do Dioclécio Artuzi e toda região do Guaicurus, mas que não será exclusiva para os alunos. Segundo a assessoria da Secretaria de Educação, a Prefeitura vai encaminhar para a Medianeira o número de estudantes e trabalhadores do Dioclécio, para que a empresa formule um itinerário para passar pelo local e deixar os alunos nas proximidades das escolas. Conforme a Assessoria a Prefeitura, não tem como disponibilizar uma linha exclusiva para os alunos porque isso geraria custos que o município não tem condições de arcar.

Estado

O Governo do Estado diz que tem um convênio com a Prefeitura para que esta realize o transporte de alunos da zona rural para a área urbana e que no caso do Dioclécio Artuzi é uma situação excepcional, já que os alunos ficam dentro da cidade e no local não tem escola funcionando nas proximidades. Neste caso, a decisão de como transportar esses alunos cabe à Prefeitura.

Em relação à falta de vagas em unidades de ensino, da vizinhança, o coordenador regional de educação, Nei Coinette, diz que há uma escola estadual em construção no bairro e que a previsão é de que o ano letivo de 2018 já inicie ali, resolvendo o impasse. Até lá, os alunos estão serão direcionados para unidades nas proximidades.

Remanejamento

Em relação à designação de alunos para escolas distantes, o coordenador orienta aos pais para que entrem em contato com a Central de Matrículas no telefone 0800 647028 e comuniquem o ocorrido. A Central irá direcionar o aluno para outra unidade mais próxima.

Outra opção é os pais irem até a Coordenadoria Regional de Educação, das 7h30 às 11h30, para serem atendidos pessoalmente. O endereço é na Rua Hayel Bon Facker, 5470, no centro de Dourados.