Massa de ar polar chega ao RS no fim de semana e traz chance de neve

Depois de um início de inverno atípico, que intercalou temperaturas amenas com alguns dias até de calor, o Rio Grande do Sul terá um fim de semana gelado e com chance de neve na Serra e na Região da Campanha. Uma massa de ar polar chega ao estado e derruba as temperaturas a partir desta sexta-feira (19). O frio mais intenso é esperado para a noite de domingo (21) e a madrugada de segunda-feira (22), quando a mínima pode chegar a -5°C.

São José dos Ausentes, Vacaria e Cambará do Sul, que ficam na região dos Campos de Cima da Serra, devem registrar as temperaturas mais baixas. Caxias do Sul, na Serra, e Bagé, na Campanha, também terão frio intenso nos próximos dias, com chance de chuva congelada ou neve.

Catedral de Pedra foi encoberta pela neblina em Canela (Foto: Manoel Souza/RBS TV)Catedral de Pedra foi encoberta pela neblina
em Canela (Foto: Manoel Souza/RBS TV)

Depois da chuva forte registrada na quinta-feira (18), a temperatura começou a cair. Em Canela, na Serra, a neblina cobriu a cidade durante a tarde, escondendo a Catedral de Pedra, tradicional ponto turístico do município.

Nesta sexta, Bagé, na Região da Campanha, deve ter mínima próxima de 0°C. Em Santa Maria, na Região Central, os termômetros devem oscilar entre 2°C e 12°C. No sábado, a chuva retorna ao estado, e os termômetros permanecem baixos. E é justamente essa combinação de umidade e frio intenso que favorecem a chance de neve e chuva congelada.

A possibilidade de o fenômeno ocorrer é mais forte nas regiões da Serra e da Campanha. “Para termos neve, é necessária uma combinação de fatores. Primeirante, precisamos de temperaturas baixas, próximas de 0°C. No domingo, por exemplo, a previsão é de – 5°C em Vacaria. Outro fator primordial é umidade do ar muito alta e chuva, fraca ou forte. No Rio Grande do Sul, temos áreas de instabilidade neste período”, explica ao G1 a meteorologista Tatiane Martins.

Ao longo da próxima semana, cai a chance de neve, mas os campos devem ficar cobertos pela geada. Ao contrário da neve, para se formar, a geada necessita da condição de sol e tempo aberto.

Em 2012, RS registrou neve em pleno setembro  (Foto: Divulgação/Elton Policastro/Prefeitura de Bom Jesus)Em 2012, RS registrou neve em pleno setembro
(Foto: Divulgação/Elton Policastro/Prefeitura
de Bom Jesus)

Em 2012, o Rio Grande do Sul registrou neve em plena primavera. No dia 26 de setembro, o fenômeno foi relatado por moradores de três cidades da região: Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro de neve no estado durante a primavera foi em 2000. No mês de setembro, nevou em 2008, 2006 (duas vezes), 2005, 2003, 2001, além de 2000. Na ocasião, o Inmet confirmou que nevou apenas em Bom Jesus.

Confira a previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul
Sexta-feira (19)
Porto Alegre terá sol entre nuvens e temperatura entre 6°C e 13°C. Em Caxias do Sul, na Serra, a mínima fica em 4°C. Santa Maria pode ter 2°C e geada nas primeiras horas do dia.

Sábado (20)
A chuva retorna ao estado e se espalha por quase todas as regiões. A temperatura permanecerá baixa, mas não suficiente para ocorrência de fenômenos como neve. As mínimas oscilam entre 3°C e 6°C. Já à tarde, a máxima não passa dos 15°C.

Domingo (21)
Há chance de neve na Campanha e nos Campos de Cima da Serra. Uma massa de ar polar avança da Argentina, Uruguai e Paraguai na direção da Região Sul, fortalecendo o frio que já estará sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira e sábado. Os meteorologistas esperam mínimas na casa de -5°C.