Maria Lucia Cintra é homenageada com Medalha Ruth Cardoso

O  PSDB-Mulher promoveu na última sexta-feira (17) em Brasília, a  entrega da “Medalha Ruth Cardoso” e homenageou 22 mulheres e entidades que colaboraram para a criação de ações e programas de promoção social ligadas à defesa dos direitos da mulher. A indicação de Mato Grosso do Sul foi para a ex-primeira dama de Porto Murtinho, Maria Lucia Cintra. 

Durante o evento foi também empossada a nova presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema. Ela lembrou as contribuições de Ruth.
“Sou muito honrada de ter sido a primeira mulher que recebeu a Medalha Ruth Cardoso. Ela foi uma pessoa muito especial. Quebrou paradigmas, criou o programa Comunidade Solidária. Ajudou a construir as primeiras políticas para as mulheres no país. Cada uma de nós que recebe essa medalha tem como responsabilidade dar continuidade a essas políticas”, concluiu.

O Senador Aécio Neves prestigiou o evento e afirmou que nenhuma legenda possui uma militância feminina tão aguerrida e consciente da sua responsabilidade como a do PSDB.

Com um trabalho voltado à melhoria das condições de vida dos moradores de Porto Murtinho, a ex-primeira dama, Maria Lucia Cintra destacou a importância da honraria Medalha Ruth Cardoso, como reconhecimento das ações sociais direcionadas as famílias, crianças e adolescentes. “estou  muito comovida e surpresa com a indicação do meu nome. Quando a gente faz alguma coisa pelos mais necessitados não fazemos em troca de nada, apenas porque podemos ajudar as pessoas”, explicou a homenageada em Brasília, durante a solenidade de homenagem.

Maria Lúcia Barbosa Ribeiro: Nascida em Uberaba (MG) em 1952, dedicou-se efetivamente à área social. Evitou o assistencialismo. Promoveu a independência das famílias por meio de cursos, palestras e programas de geração de renda. Fez um trabalho preventivo com crianças e adolescentes por meio da cultura, esporte e disciplina.

Projetos: Sob sua coordenação, três mil das cinco mil crianças matriculadas nas escolas, foram assistidas com atividades sociais e artísticas por meio de 13 projetos sociais com parcerias. Entre eles estão: Banda Municipal; Meninas Cantoras; Patrulha Mirim; PET (programa de Erradição do Trabalho Infantil); (AABB) parceira da Casa do Criador; CSN – Companhia Siderúgica Nacional de Gás; TV Morena; Touro Encantado e Touro Bandido; Jovem Cidadão; Universitário; Esporte é Vida com a Marinha do Brasil; Futuro da Fronteira com a 2ª.Cia de Fronteira.

Maria Lucia estava acompanhada por seu esposo, Nelson Cintra, deputado estadual e presidente do PSDB regional, Marcio Monteiro e toda a caravana de mulheres, jovens e militantes do MS.