Marçal pede solução para trânsito no Hospital Regional

douradosagora

Em construção às margens da BR-463, na saída para Ponta Porã, o Hospital Regional de Dourados deve ter a primeira etapa de obras concluídas até o final do ano que vem, quando poderá iniciar o atendimento à população. Prevendo o aumento do fluxo de veículos, o deputado estadual Marçal Filho pediu para o Governo do Estado e a para Prefeitura de Dourados, projeto viário para aquela região.

Ao ocupar a tribuna na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25), o deputado destacou a importância do hospital para o sul do Estado, que além de Dourados, congrega outros 34 municípios, mas mostrou preocupação quanto ao tráfego que deve aumentar consideravelmente, assim que a unidade entrar em funcionamento. “O trânsito nesta região precisa ser repensado, com criação de um projeto técnico, para buscar recursos”, disse Marçal Filho.

Dourados já enfrenta problemas de trânsito com bairros instalados na região sul, após a concessão da BR-163. A situação é mais caótica para quem vive no Jardim Guaicurus, Dioclécio Artuzi, Ildefonso Pedroso, Harrison de Figueiredo, Vival dos Ipês, Esplanada, Dubai, Green Ville. Para ter acesso ao centro da cidade, os moradores dessa região precisam passar pela rodovia.

Esta situação tem provocado uma série de acidentes, inclusive com mortes. Marçal pediu inúmeras vezes a construção de um túnel ou viaduto no entroncamento da BR-163 com a Avenida Coronel Ponciano, no Guaicurus. “Não podemos deixar que esse mesmo problema se repita na região do Hospital Regional, que fica do outro lado da cidade”, disse o parlamentar.

Muitos loteamentos têm surgido próximos às rodovias BR-163 e BR-463, e na região do Hospital Regional vem acontecendo a mesma situação. Na Vila Toscana, vizinha à unidade, a avenida Antônio Tonani dá acesso ao Regional, local adequado, conforme avalia o parlamentar, para também construir mais um túnel ou viaduto. Ainda sugere a construção de uma avenida na lateral do Hospital, passando pelo bairro Campina Verde, com acesso a rotatória na BR-163, região da Embrapa.

O hospital, que está sendo construído pelo governo de Mato Grosso do Sul, terá investimento de R$ 53 milhões quando concluídas as três etapas da obra. Parte do recurso foi conseguida pelo deputado Marçal Filho enquanto exercia o mandato de deputado federal. A unidade vai contar com 210 leitos e com 10.706 m² de área, terá farmácia, enfermaria masculina e feminina, isolamentos, UTI, leitos de observação adulto, centro cirúrgico e obstétrico, unidade de nutrição, anexo de serviços, pronto atendimento e observação de isolamento, recuperação e pós-anestésica.