Manual dos Solteiros: Resoluções de ano novo? Saiba como realizá-las!

GUILHERME CAVALCANTE

O que mais se lê na internet é que 2016 foi um ano ruim: crise financeira, crise política, crise de si mesmo… Tudo teve crise, até ‘crise da crise’. Natural, portanto, que a gente queira que 2017 seja melhor, com mais prazeres e realizações. É nesse contexto que, todo ano, tem uma turma que elabora resoluções de ano novo: coisas do tipo ‘caber numa calça 38’, ‘parar de fumar’, ‘voltar a falar com meu pai’, ‘encontrar um emprego melhor’ e até mesmo ‘fazer aquela viagem’.

Mas, o que pouca gente fala é que as listas de ano novo são pouco realistas e muita coisa acaba não saindo do papel, seja porque o tempo é insuficiente (e você precise ‘parcelar’ sua meta, seja porque você não se organizou o suficiente). A gente quer que seu 2017 seja maravilhoso. Portanto, o Manual desta semana reúne algumas dicas para que suas decisões de ano novo se tornem realidade. Confira.

 

Compre uma agenda (ou utilize a do seu celular)

(ThinkStock)(ThinkStock)

 

Uma resolução de ano novo é basicamente falar de metas e prazos. Então você vai precisar se disciplinar a escrever todos os seus dados, compromissos, gastos e ideias numa agenda, de forma a não se esquecer de que por trás daquilo há um decisão de mudar. A agenda é fundamental para que você se mantenha fiel a sua meta. Mais na frente você vai entender.

 

Uma boa lista de resoluções é curta e realista

(GettyImages)(GettyImages)

 

Não precisa colocar 50 itens. 10 podem ser muito, inclusive. Mas faça o seguinte: escreva tudo, absolutamente tudo que você gostaria de mudar na sua vida: desde a cor do cabelo a uma viagem para Paris. Depois vá eliminando, com muita sinceridade e honestidade, aquilo que você tem certeza que mesmo com muito esforço não conseguirá realizar no ano que vem. Depois veja os itens que são incompatíveis, por exemplo: talvez seu orçamento não dê para ir para a China e Paris no mesmo ano. Ter um filho e conseguir um emprego novo, talvez também não…

 

Faça pesquisa

(ShutterStock)(ShutterStock)

 

Para atingir sua meta, você vai precisar pesquisar, seja para aprender como chegar até lá ou a como tirar proveito de um imprevisto, ou coisa do tipo. Por exemplo: uma viagem para Paris (sempre ela…) requer elaboração de roteiros, pesquisas por preços de passagens, hotéis, pontos turísticos, ingressos de museus, clima, compatibilidade de férias…

 

Estabeleça os prazos

(GettyImages)(GettyImages)

 

A maioria das suas resoluções vão depender basicamente da força de vontade. Por exemplo: pintar a parede da sala. Sabe a agenda? Reserve espaço do seu dia para realizar a pintura, elabore um planejamento para isso. Talvez você tenha que sacrificar domrir até tarde no fim de semana ou voltar mais cedo da balada, mas a parede da sala vai ficar linda.

 

Economizar: a regra de ouro

(GettyImages)(GettyImages)

 

Toda realização fica mais fácil se impusermos a nós mesmos o sacrifício de economizar. E isso requer a agenda de novo, para anotar os gastos. Mas é que se você tem como meta ir para Paris, vai precisar economizar. O que a gente não sabe é que por mais que qualquer economia esteja contando, elas precisam ser inteligentes. Vão desde a trocar o pacote de TV a cabo (afinal, você nem vê todos os canais) e fazer os amigos contribuírem com o combustível na hora da carona, já que não existe almoço grátis. Falando em almoço, cozinhar em casa sai bem mais em conta que almoçar na rua.