Mandela melhora, mas estado ainda é grave após uma semana

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, completa nesta sexta-feira uma semana hospitalizado pela recaída de uma infecção pulmonar, após ter experimentado uma leve melhora nos dois últimos dias, mas seu estado ainda é considerado grave.

 

O ex-ativista contra o regime racista do “apartheid”, de 94 anos, recebeu ontem à noite a visita do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no hospital de Pretória no qual está internado.

 

Após ver o ex-mandatário, Zuma anunciou que “a saúde de Madiba – como Mandela é conhecido popularmente em seu país – continua melhorando, mas seu estado ainda é grave”.

 

“Seguimos pedindo às pessoas que continuem rezando por Madiba e lhe desejem uma rápida recuperação”, acrescentou o chefe do Estado em comunicado, após sua primeira visita a Mandela desde a sua internação no último sábado.

 

Zuma visitou o ex-presidente acompanhado de Zweli Mkhize, tesoureiro do Congresso Nacional Africano (CNA), uma organização que já foi liderada por Mandela.

 

O porta-voz do CNA, Jackson Mthembu, considerou como “encorajador” o boletim de Zuma, e pediu aos sul-africanos que continuem transmitindo suas boas energias para Mandela e sua família.

 

A primeira boa notícia sobre o estado de prêmio Nobel da Paz de 1993 foi divulgada pelo próprio Zuma na última quarta-feira após falar com os médicos responsáveis por seu tratamento.

 

O presidente sul-africano garantiu então que Mandela “está respondendo melhor” ao tratamento da infecção pulmonar e que seu estado é “grave, mas estável”.

 

Desde o mês de dezembro, o ex-presidente foi internado quatro vezes por seus problemas respiratórios, contraídos durante os 27 anos que passou nas prisões do “apartheid”.

 

Vários jornalistas de todo o mundo fazem vigília desde o sábado no Medi-Clinic Heart Hospital de Pretória.

 

Segundo o jornal “The Star”, a Autoridade Independente de Comunicações da África do Sul (ICASA, sigla em inglês) emitiu um aviso para as emissoras de televisão internacionais que fazem transmissões desde Pretória através de um sinal não homologado, que podem interferir nos sinais de outras operadoras autorizadas.

 

Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, quatro anos após sua libertação, nas primeiras eleições livres da história do país em que todos os cidadãos puderam participar, sem distinção de raça.

 

 

Considerado por muitos na África do Sul o “pai da nação”, Mandela é também um ícone mundial da luta pela igualdade racial.

EFE