Mais Educação tem adesão de 31,9 mil escolas com maioria de alunos do Bolsa Família

Programa Mais Educação está garantindo, neste ano, acesso à educação integral – com jornada mínima de sete horas diárias – aos estudantes de mais de 49 mil escolas públicas no país. Destas, 31,9 mil são unidades com maioria de alunos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Em relação ao ano passado, quando houve adesão de 17,7 mil escolas neste perfil, o crescimento foi de 80%.

Segundo a coordenadora geral de Controle Social e Ações Complementares do MDS, Juliana Matoso Macedo, os resultados demonstram a importância da parceria com o Ministério da Educação. “O trabalho entre setores é essencial para alcançar resultados nas políticas públicas. Garantir o avanço da educação integral, incorporando a equidade como vetor central é o que buscamos com a parceria”, afirma a coordenadora. A intenção agora é avançar na universalização do atendimento nas escolas com maioria de alunos do Bolsa Família, investir na infraestrutura delas, a partir de informações já existentes, e trabalhar a educação integral como política pública.

O Mais Educação tem por objetivo aumentar a jornada dos alunos nas escolas públicas, articulando as disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais. O Programa funciona em ciclos anuais; uma vez terminado o ciclo, as escolas que participaram precisam readerir ao ciclo seguinte para continuar participando.

Para o desenvolvimento das atividades, o governo federal repassa recursos para ressarcimento detransporte e alimentação de monitores, materiais de consumo e de apoio. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros, e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.