Mais de 22 mil eleitores escolheram novos prefeitos em três municípios

As eleições suplementares em três municípios do interior de Mato Grosso do Sul mobilizaram 22.334 dos 36.375 eleitores, até as urnas ontem, para a escolha dos novos prefeitos com a cassação dos eleitos em 2012. O pleito fora de época abriu oportunidade para as novas lideranças políticas e deu outra chance para os derrotados. Em Bela Vista, o médico Renato de Souza Rosa (PSB), mais conhecido por Dr. Renato, derrotado por 84 votos para Abraão Zacarias (PMDB), no ano passado, venceu três concorrentes sem nenhuma dificuldade nesta eleição suplementar. O resultado mostra a aposta do eleitor no segundo mais votado em 2012 para suceder o cassado Zacarias na administração do município.
O prefeito cassado tentou viabilizar a candidatura de sua mulher, Olga Terezinha Bianchi (PMDB) para concorrer as eleições. Ela não resistiu a pressão para ficar fora da disputa e desistiu sob alegação de problema de saúde. O cassado fechou com a candidatura do advogado Marco Palmieri (DEM). Ele não conseguiu vencer o Dr. Renato nem com apoio do governador André Puccinelli (PMDB) e de outras grandes lideranças do Estado.
Sábado, Palmieri foi acusado pelos adversários de violar a legislação realizando comício no sábado (6) com discurso da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), do ex-prefeito e de outros aliados. No final, Palmieri ficou em segundo lugar na corrida eleitoral. O caso ainda vai ter desdobramento na Justiça Eleitoral. O Dr. Renato assumirá a Prefeitura de Bela Vista com amplo apoio de partidos — PSB, PT, PSC, PP, PRP, PPS e PSD.
Em Jardim, o eleitor optou em levar para a prefeitura o advogado Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT), vice de Marcelo Henrique de Mello (PDT), cassado pela Justiça Eleitoral. Ele bateu nas urnas o candidato Glaucio Cabreira (DEM), apoiado pelo partido do cassado, que recusou acompanhá-lo. Mas, em compensação, o vencedor contou com o respaldo dos partidos — PRB, PSC, PSD, PSL, PV, PSB e PRP — que subiram no palanque de Marcelo nas eleições de 2012. 
Em entrevista ao Clube de Imprensa, Dr. Marcelo Henrique de Mello (PDT) destacou que “confio na justiça, por isso estamos com um recurso no TSE que deverá distribuir o processo na primeira semana de agosto, após o julgamento acredito que vamos voltar a administrar a prefeitura de Jardim”.