Lula participa de encontro sobre integração latino-americana em MS

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na noite de terça-feira (12), de um encontro de lideranças políticas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande. Reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (13) mostrou que a integração entre os países latino-americanos foi um dos temas discutidos.

O encontro reuniu várias lideranças políticas da América Latina. Em pauta, a integração política, econômica e social do Brasil com países vizinhos. Interesses que levaram a Corumbá lideres chilenos, bolivianos e paraguaios. Atualmente, cerca de 400 mil brasileiros vivem no Paraguai, uma realidade que, para o senador paraguaio Luiz Alberto Castiglioni, prova que a união das nações tornou-se uma necessidade.

saiba mais

Com o apoio de Lula, Rui Falcão é reeleito presidente do PT

Já a Bolívia, segundo os líderes, está cada vez mais integrada com cidades brasileiras que estão na região de fronteira. Só na rede municipal de ensino de Corumbá, por exemplo, cerca de 650 estudantes são bolivianos. Para o prefeito corumbaense, Paulo Duarte (PT), essa ligação é vista de maneira positiva para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Segundo Lula, a América Latina tem 15 mil quilômetros de fronteira seca que podem ser melhor explorados pelos países. O ex-presidente destacou ainda que a integração entre os países é a principal condição para o fortalecimento da América Latina.