Liderança das mulheres e empreendedorismo são destaques na Capital

Evento foi realizado pela BPW na sede do Sebrae, neste sábado.

Histórias de mulheres destaques em gestão pública, liderança empresarial e no dia a dia foram tema de Talk Show realizado na tarde deste sábado (17) na sede do Sebrae da Capital, durante a Jornada BPW / Campo Grande, organizada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da cidade.

A secretária de Estado da Seprotur, Tereza Cristina Correa da Costa, destacou a vocação do MS para o agronegócio e a crescente inserção feminina na política; além das características marcantes da mulher. “Os homens são bastante focados, mas nós conseguimos estar atentas a várias coisas ao mesmo tempo. Se estão (eles) cuidando de três tartarugas, uma escapa”, brincou a também produtora rural, arrancando gargalhadas da plateia.

Gestora rural, Wamildes Vieira Rosa Gomes, também falou sobre a evolução do cenário para as mulheres na sociedade, presentes hoje em atividades que até então eram conhecidas apenas pela atuação masculina; e a importância da busca constante conhecimento. “Com certeza, saio daqui melhor do que cheguei”, ressalta.

Destacando a força das mulheres nos negócios e em cargos executivos, em especial a capacidade de mobilizar equipes, Maristela França, diretora de operações do Sebrae no MS, reforçou que “as mulheres não tomaram o espaço de ninguém, elas ocuparam os lugares que já estavam esperando por elas há muito tempo”.

Porém, ela deixa clara a necessidade de interdependência e cooperação entre homens e mulheres. “Independente de tudo, temos que olhar para as pessoas com respeito e dedicação”, conclui.

Empreendedorismo feminino

No Brasil, estudos do Sebrae e do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) apontam que, pela primeira vez, mais da metade (52,4%) dos novos negócios no Brasil estão no controle de mãos femininas.

Com 7,7 milhões de mulheres à frente das empresas, o país está em sétimo no ranking mundial de empreendedoras, composto por 42 países. Deste total de empreendedoras brasileiras (maioria nos setores de serviços e comércio), 103 mil estão no Mato Grosso do Sul; dessas, 57% declaram possuir ou ter iniciado ensino superior, especialização e/ou doutorado, e 51% possuem entre 40 e 60 anos de idade; dados PSMN – 2008/2011 e PNAD 2011.