Lei que proíbe cobrança em religação de taxa de energia e água será votada hoje

Proposta passa por segunda votação, se aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja

Projeto de lei do deputado estadual Felipe Orro (PSDB) que proíbe cobrança de religação de energia e água, será votado em segunda votação na sessão desta quinta-feira (7). Se aprovado, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O projeto de lei tramita na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Su), há mais de seis meses e tinha recebido parecer contrário da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Porém, no dia 18 de setembro, 11 deputados estaduais foram contra o parecer, portanto, a favor da lei, enquanto outros sete parlamentares concordaram com a opinião da CCJR.

Na comissão, que analisa a constitucionalidade dos projetos de leis antes de ir para votação em plenário, entendimento foi de que somente a União pode legislar em assuntos que envolvam energia elétrica.

A proposta quer proibir as concessionárias de energia e água responsáveis pelo abastecimento em Mato Grosso do Sul de cobrar taxa para o consumidor conseguir religar os serviços, cortados por falta de pagamento das contas.

A restrição não deve se aplicar quando o consumidor tiver pedido a interrupção ou quando houver suspensão do fornecimento por ato ilícito do usuário.

Orro é o autor do requerimento para abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energisa, que recebeu 19 assinaturas durante sessão de quarta-feira (6).

midiamax