Lei Maria da Penha registra 36% mais casos de violência

Entrada em vigor da Lei Maria da Penha elevou em 36,2% o número de boletins de ocorrência por violência contra a mulher registrados em Campo Grande, passando de 4.076 registros para 5.550 até o ano passado, é o que mostra reportagem na edição de hoje desta quarta-feira (07) do jornal Correio do Estado.

De uma média de sete boletins por dia lavrados pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Capital, a demanda passou para 17 boletins diários, se levados em conta os números do primeiro semestre deste ano.

Para a delegada titular da Deam, Rozely Molina, a evolução do número de registros está relacionada ao conhecimento da população sobre a lei – que completa sete anos de criação hoje –, pela perda do medo em denunciar e também pela estruturação das unidades, que vêm se especializando cada vez mais, possibilitando que as mulheres vítimas de violência sintam-se em condições de denunciar o agressor.

“Hoje, mais que registrar o boletim de ocorrência, as mulheres estão vindo à delegacia especializada para receber orientação sobre um conflito que está acontecendo em casa, por exemplo. Para elas, a porta de entrada realmente é a delegacia da mulher”, ressaltou.  A reportagem é de Daniella Arruda.