Legado de Bruce Lee ainda provoca debate 40 anos após sua morte

O astro de kung fu Bruce Lee pode ser um ícone internacional, mas ainda não é um herói totalmente reconhecido em Hong Kong.

Fãs irão marcar os 40 anos de sua morte no próximo fim de semana com exposições, shows e até grafite de rua, mas alguns estão incitando o governo de Hong Kong a fazer ainda mais para homenagear a maior estrela da ex-colônia britânica.

Legisladores e estudiosos se juntaram ao clamor dos fãs, temendo que o governo esteja com receio em assumir totalmente o legado de Lee. Seu espírito de resistência, de rebelião juvenil e sua vontade de lutar contra grandes opressores podem ter assustado os líderes da cidade, propensos a se antecipar às reações de seus mestres políticos em Pequim.

“O governo de Hong Kong ou as pessoas na cúpula do governo não estão pensando, em primeiro lugar, com a mesma mentalidade do povo de Hong Kong”, disse Lo Wai-luk, professor na Academia de Cinema da Universidade Batista de Hong Kong.

“Eles pensam em como fazer algo para agradar o governo central chinês, ou em não violar” o que eles acham que Pequim gosta, disse ele.

Nascido nos Estados Unidos, mas criado em Hong Kong, Lee morreu de edema cerebral com apenas 32 anos, no auge de sua fama. Seu filme mais popular, o sucesso mundial de bilheteria “Operação Dragão”, foi lançado apenas seis dias após sua morte, em 1973.

O governo não respondeu a perguntas, mas tem delineado em declarações recentes uma série de iniciativas com apoio oficial para marcar o aniversário.

As autoridades oficiais apoiaram uma exposição com duração de cinco anos, que deverá ser inaugurada na sexta-feira pelo secretário das Finanças da cidade, John Tsang, em um museu. O arquivo de filmes do governo também está produzindo documentários sobre a vida de Lee e novas edições de alguns dos seus filmes.

Mas alguns fãs sentem que o governo está simplesmente tentando recuperar o tempo perdido e eles estão revoltados com a falta de um memorial permanente ou museu para homenagear Lee.

Um membro do Conselho Legislativo da cidade questionou as autoridades executivas sobre as negociações fracassadas há dois anos para comprar e restaurar a antiga mansão de Lee, no bairro rico de Kowloon Tong, para criar um museu dedicado a ele.

Gregory Assim, o secretário de Hong Kong para o comércio e o desenvolvimento econômico, reconheceu a “enorme contribuição” de Lee para as artes marciais e o cinema, assim como o profundo interesse internacional e nacional pela sua vida. Mas ele disse que não há planos para reabrir as negociações para adquirir a antiga casa de Lee.

Reprodução