Comunidades rurais de MS recebem orientações da Funasa

Por meio de uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Vigilância Sanitária do município de Corguinho, a população recebeu orientações sobre cuidados sanitários e a qualidade da água. Participaram da ação educativa a Comunidade Quilombola Furnas de Boa Sorte e os Assentamentos Vista Alegre, Rancho Alegre, Torre de Pedra e Liberdade Camponesa. O Prefeito de Corguinho, Dalton Lima, acompanhou os trabalhos em Furnas de Boa Sorte.

O planejamento das atividades da Funasa de MS com o Saae e Vigilância Sanitária de Corguinho começaram em maio quando foi firmada a parceria. Em seguida foram realizadas coletas e análises da água consumida pela população das comunidades rurais, quando foi detectada a necessidade de uma ação educativa nas comunidades. Em alguns assentamentos a população ainda utiliza água de minas e poços caseiros, que por vezes estão muito próximos a riscos de contaminação como chiqueiros de porcos.

Para orientar a maneira correta de manusear a água e cuidar dos mananciais de uso doméstico (poços, cacimbas), as explanações foram feitas pela técnica química do Saae, Andréia Paraguassú e a bióloga da Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA), Carla Grellmann, e a técnica da Seção de Educação em Saúde, Osnalia Ribeiro, ambas integrantes do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), setor da Funasa de MS.

A partir dos dados apurados durante as coletas de água foi possível realizar as ações de acordo com a realidade de cada grupo de moradores. As ações de educação em saúde aconteceram de 12 a 16 de agosto, sendo o último dia dedicado à reunião entre Funasa e Saae para fazer a avaliação das atividades.

O objetivo da ação compreendeu orientar a população das comunidades sobre o tratamento domiciliar da água, proteção sanitária ao redor dos poços.

Nos assentamentos Liberdade Camponesa e Torre de Pedra será feito, ainda, um levantamento para saber ao certo quantos poços existem, para que sejam realizadas análises das águas que são consumidas pelos moradores. Somando as participações, cerca de 120 pessoas foram atendidas com as orientações.

Segundo depoimentos colhidos nas comunidades pela técnica da Seção de Educação em Saúde do Sesam, Osnalia Ribeiro, as palestras serviram de aprendizado para os moradores que afirmaram ter sido uma boa oportunidade para ficar alerta, para se proteger. “Foi muito bom, nota dez, porque nós usamos a água há muito anos e não temos o cuidado que deveríamos ter, por não conhecer o que precisa para o tratamento”, afirma Carlito Ribeiro Maciel, presidente da Associação de moradores da Comunidade Quilombola Furnas de Boa Sorte.

Com relação ao serviço levado às comunidades pela Fundação, a técnica do Sesam, Osnalia Ribeiro, acredita que os depoimentos da comunidade resumem a importância deste trabalho, definido por todos como uma ação muito “proveitosa”. O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, declara que “a integração das seções de educação em saúde e qualidade da água é muito importante para unificar as ações da Funasa em prol das melhorias sanitárias para as comunidades”. (Assessoria)