Lançado Internet para Todos

O prefeito municipal de Bela Vista Reinaldo Piti(PSDB), e outros 38 representantes de cidades de Mato Grosso do Sul assinaram ontem segunda-feira em Brasília (DF), o termo de adesão ao Programa Internet para Todos, do governo federal. O evento contou com as participações do presidente Michel Temer (MDB) e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O programa garante parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e as cidades para o fornecimento de conexão à internet em banda larga nas localidades onde inexista oferta adequada.

Com a parceria, a prefeitura selecionará locais ainda sem acesso à internet e ofertará toda infraestrutura para instalação dos equipamentos de conexão, incluindo local adequado para sua instalação, segurança e fornecimento de energia elétrica.

Estrategicamente instaladas, as antenas receberão o sinal vindo do satélite para levar a conexão até as mais remotas localidades. Em um primeiro momento, será fornecido o sinal para atender as demandas institucionais (postos de saúde e escolas). Posteriormente, segundo previsão do governo federal, será fornecido sinal para a população a custo popular.

Em seu site, o ministério diz que 2.053 cidades estão aptas a assinarem o termo de adesão ao projeto. Outras 350 estão com interesse em serem inclusas.

O ministro explicou aos gestores presentes que a iniciativa contou com investimentos de quase R$ 3 bilhões para o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), em maio do ano passado. Kassab acrescentou que a contrapartida das prefeituras beneficiadas será com a manutenção e a segurança das antenas que serão instaladas, um custo baixo em comparação ao potencial do programa.

“Por trás de cada antena, há R$ 3 bilhões que foram investidos e nos permitem agora transformar a vida de muita gente. Em pouco tempo, vamos dotar o Brasil de conectividade, o que vai ajudar as cidades a melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e também os serviços prestados aos brasileiros”, disse Kassa

Fonte: Blog

Por: Armando Loureiro