Justiça convoca Messi para esclarecer suspeita de sonegação fiscal

A Justiça espanhola convocou Lionel Messi para se explicar sobre as suspeitas de sonegação fiscal cometidas por ele e seu pai. O atacante do Barcelona comparecerá ao tribunal em 17 de setembro para prestar esclarecimentos.

No último dia 12, a Promotoria de Crimes Financeiros de Barcelona apresentou uma queixa contra o jogador e seu pai, Jorge Horacio Messi. Ambos foram acusados pela sonegação de mais de 4 milhões de euros em declarações de imposto de renda entre 2007 a 2009.

Segundo o relato da Promotoria, “com a finalidade de burlar a tributação”, foi simulada a concessão de seus direitos de imagem “a sociedades puramente instrumentais radicadas em paraísos fiscais (Belize e Uruguai) e, complementariamente, formalizaram-se contratos de licença, agência ou prestação de serviços entre estas sociedades e outras também instrumentais domiciliadas em jurisdições de conveniência (Reino Unido e Suíça)”.

Para o Ministério Público, ficou constatado durante a investigação que “a iniciativa para fraudar partiu de Jorge Messi”, o pai e representante do jogador, que em 2005, quando o atacante ainda era menor de idade, encarregou a um terceiro a criação de uma primeira sociedade instrumental, que depois seria substituída por outra, com o único propósito de sonegar impostos.

Em sua página no Facebook, Messi negou ter feito qualquer irregularidade. “Nunca cometi qualquer infração. Isso nos causa surpresa. Sempre cumprimos todas as nossas obrigações tributárias, seguindo os conselhos de nossos assessores”, afirmou o atacante.


Fonte: Uol